A classificação do astro LeBron James para sua sétima final consecutiva da NBA voltou a levantar debates sobre a posição do craque do Cleveland Cavaliers entre os melhores jogadores de todos os tempos. A lenda Scottie Pippen não tem dúvidas que o ala está no “Olimpo” do basquete, mas ainda não o vê à frente de outro ídolo da história recente da liga: Kobe Bryant.
“Eu não acho que LeBron tenha ultrapassado Kobe. E, para começar, nem acredito que ele deva ser comparado a Kobe ou [Michael] Jordan, pois atuam em posições diferentes. Ambos eram pontuadores, assemelham-se muito mais a Kyrie Irving. LeBron é um facilitador: trata-se de um ótimo passador e uma força dominante”, analisou o ex-jogador, em participação no programa “Sportscenter”, da ESPN.
Pippen acredita que a combinação especial de estatura e capacidade de armação do finalista deste ano atrai comparações mais adequadas com outro ídolo das quadras. “Eu gosto de compará-lo com Magic Johnson, na verdade. LeBron joga mais como Magic ou eu mesmo, mas muito mais dominante do que nós dois pela sua condição físico-atlético superior”, explicou.
No ano passado, a ESPN realizou uma lista dos 100 melhores jogadores da história da NBA e posicionou o craque do Cavs já como o terceiro maior atleta da liga em todos os tempos. Ele estava à frente não apenas de Pippen (25) e Kobe (12), mas também de Johnson (4). O ex-atleta do Chicago Bulls reconhece a grandeza do ala, mas não concorda totalmente com o ranking.
“Eu não diria que LeBron ultrapassou Magic também. Ambos estão no mesmo nível. Magic é um dos melhores jogadores de todos os tempos, que transcendeu o papel de um armador. Foi quem realmente me motivou a jogar da forma como joguei ao longo da minha carreira. E é isso que vejo em LeBron: alguém que também lidera e comanda seu time”, concluiu Pippen, sem prender-se a listas e posições.