Dirk Nowitzki está preparado para realizar um de seus objetivos pessoais na NBA: completar duas décadas de carreira. O craque do Dallas Mavericks confirmou que vai exercer sua opção de extensão contratual e disputará a 20ª temporada pela equipe texana. Com isso, o ala-pivô alemão vai tornar-se o sexto atleta da história a participar de 20 campanhas na liga.
“Eu acho que meu corpo dirá quando for o momento de parar, mas isso ainda não aconteceu. Então, eu vou jogar a próxima temporada com tanto empenho quanto puder. Estou ansioso para fazer o mesmo programa do ano passado nas férias e, com uns ajustes aqui e ali, chegar pronto aos treinos de setembro”, disse o ídolo, nas entrevistas finais da temporada do Mavs.
No entanto, você não deve aguardar uma “turnê de despedida” de Nowitzki. O jogador de 38 anos, que já disse não ser muito simpático à ideia, tem mais uma boa razão para descartar homenagens: sua aposentadoria não está definida. Ele não só está disposto a disputar sua 20ª temporada, mas também não descarta alongar a carreira além de 2018.
“Eu teria que ver como meu corpo vai reagir à próxima temporada, mas, se estiver sentindo-me assim, acho que posso seguir jogando. É claro que precisaria sentar com minha família, amigos mais próximos e [o dono do Mavericks] Mark Cuban para tomarmos uma decisão que faça sentido para todos. Mas vou deixar essa opção aberta”, afirmou o veterano.
Jogar mais dois anos colocaria o craque alemão em boas condições de superar Wilt Chamberlain para tornar-se o quinto maior cestinha da história da NBA. Mas ele garante que esse não será o motivo para ficar em quadra. “Ainda é fantástico para mim que tenha chegado aos 30 mil pontos, mas eu sempre disse que o basquete deve ser divertido. Não continuarei jogando para perseguir recordes”, assegurou.
Um recorde mais valioso do ponto de vista sentimental que Nowitzki vai alcançar é a marca de 20 temporadas disputadas por um único time, que Kobe Bryant detém de forma isolada. Uma situação mais do que óbvia: alguém acredita que Nowitzki realizaria um jogo que fosse por outra franquia? “No fim das contas, eu simplesmente não consigo me imaginar em um uniforme diferente”, finalizou.