Conferência Oeste: Los Angeles Clippers (4º) x (5º) Utah Jazz
Confrontos na temporada: LA Clippers 3 x 1 Utah Jazz
30 OUT Jazz 75 x 88 Clippers
14 FEV Clippers 82 x 72 Jazz
13 MAR Clippers 108 x 114 Jazz
25 MAR Jazz 98 x 108 Clippers
Datas do confronto
15/04 Jazz x Clippers – 23h30 (em Los Angeles)
18/04 Jazz x Clippers – 23h30 (em Los Angeles)
21/04 Clippers x Jazz – 23h (em Salt Lake City)
23/04 Clippers x Jazz – 22h (em Salt Lake City)
25/04 Jazz x Clippers – Horário a ser definido (em Los Angeles)*
28/04 Clippers x Jazz – Horário a ser definido (em Salt Lake City)*
30/04 Jazz x Clippers – Horário a ser definido (em Los Angeles)*
*Se necessário
Horários de Brasília
Los Angeles Clippers (51-31)
Maior sequência de vitórias: 7, em 3 oportunidades (entre 4 a 14 de novembro, entre 2 a 16 entre janeiro e de 29 de março a 12 de abril)
Maior sequência de derrotas: 6 (entre 23 a 31 de dezembro)
Time-base
Chris Paul (PG)
J.J. Redick (SG)
Richard Mbah a Moute (SF)
Blake Griffin (PF)
DeAndre Jordan (C)
Reservas com mais tempo de quadra
Austin Rivers (PG/SG)
Jamal Crawford (SG/SF)
Raymond Felton (PG)
Marreese Speights (PF/C)
Wesley Johnson (SG/SF)
Técnico: Doc Rivers
Líderes (temporada regular)
Pontos: Blake Griffin (21.6)
Rebotes: DeAndre Jordan (13.8)
Assistências: Chris Paul (9.2)
Roubos de bola: Chris Paul (2)
Tocos: DeAndre Jordan (1.7)
Utah Jazz (51-31)
Maior sequência de vitórias: 6 (entre 10 e 21 de janeiro)
Maior sequência de derrotas: 4 (entre 14 e 20 de novembro)
Time-base
George Hill
Rodney Hood
Gordon Hayward
Derrick Favors
Rudy Gobert
Reservas com mais tempo de quadra
Joe Ingles (SF)
Joe Johnson (SG)
Boris Diaw (PF)
Shelvin Mack (PG)
Dante Exum (PG/SG)
Técnico: Quin Snyder
Líderes (temporada regular)
Pontos: Gordon Hayward (21.9)
Rebotes: Rudy Gobert (12.8)
Assistências: George Hill (4.2)
Roubos de bola: Joe Ingles (1.2)
Tocos: Rudy Gobert (2.6)
Análise do confronto
Com as mesma campanhas no geral (51-31) e fora de casa (22-19), Los Angeles Clippers e Utah Jazz devem fazer o confronto mais disputado da primeira rodada dos playoffs no Oeste. Os dois times têm algumas características bem distintas: Enquanto o Clippers tem o terceiro quinteto que mais jogou junto, um dos times que mais pontuou na temporada regular e um quinteto inicial que fez, em média, 15.8 pontos mais que o adversário. O Jazz tem o quinteto inicial que menos esteve junto em quadra entre todos os 16 classificados, é o terceiro time que menos pontua e se baseia mais na defesa, além de ter mais contribuição do banco que o adversário que o adversário.
O Utah Jazz não participa dos playoffs desde a eliminação diante do San Antonio Spurs, em 2012, e não vence uma série de pós-temporada desde 2010. A jovem base do times tem pouca experiência em playoffs, por isso a franquia foi buscar jogadores rodados, como George Hill, Joe Johnson e Boris Diaw. Já o Clippers tem um time acostumado aos playoffs. Os comandados de Doc Rivers chegam aos playoffs pela vez seguida. Na temporada passada, a equipe também terminou a temporada regular em quarto, mas acabou sendo derrotado pelo quinto colocado, o Portland Trail Blazers. Com jogadores do quilate de C.Paul, B.Griffin e J.J Redick se tornando agentes livres ao fim da temporada, essa é vista por alguns como a última chance dessa base fazer um grande campanha na pós-temporada.
O LA Clippers chega em grande forma. Além de não ter nenhum dos seus principais jogadores com problemas físicos, a equipe fechou a temporada regular com sete vitórias consecutivas, tendo triunfado em 11 das últimas 13 partidas. Utah venceu sete dos últimos 10 jogos e também fechou a temporada de maneira convincente, mas o fantasma das lesões segue assombrando. O experiente armador George Hill – que tem as melhores médias da carreira nessa temporada – esteve em quadra em apenas 49 oportunidades. Outro que preocupa é o ala-pivô Derrick Favors, que esteve mais fora que dentro de quadra na temporada e não está próximo do 100%. Esses jogadores conseguirem se manter saudáveis vai ser chave um ponto chave para manter as possibilidades da classificação da equipe.
O Clippers, que sofreu com problemas de lesão na temporada passada – chegando a perder seus dois principais jogadores ao mesmo tempo e caindo nos playoffs. Nesse ano o time chega inteiro nos momentos de decisão e com confiança contra um adversário que venceu emtrês dos quatro duelo na fase regular.O time de Doc Rivers não deixou o Jazz passar dos 75 pontos em dois dos quatro confrontos da temporada regular. A defesa é o ponto forte do Jazz, mas o ataque vai ter que melhorar para passar de fase. O Jazz teve média de 100.7 pontos na temporada regular, terminando como o terceiro pior ataque, já o adversário foi o sexto time que mais pontuou, com 108.7 por jogo.
O confronto Gobert x DeAndre Jordan vai ser um dos mais interessantes. A batalha do garrafão será importante para marcar o vitorioso. Gobert é candidato ao prêmio de melhor defensor do ano na NBA e tem média de 2.6 tocos por jogo, enquanto D.Jordan aparece constantemente entre os melhores defensores da posição nos últimos anos. Apesar da defesa do Jazz ter números gerais bem melhores, não foi o que se viu nos confrontos diretos dos times na temporada, com o sistema defensivo de Doc Rivers complicando muito o ataque adversário e anulando Gordon Hayward em dois jogos.
O Jazz foi mais consistente dentro dos jogos durante a fase regular, tendo menos apagões e sentindo menos quando tinha que acionar o banco. O time de Doc Rivers, apesar muito bom Jamal Crawford vindo do banco, sofre muito quando tem que utilizar o elenco e teve alguns apagões marcantes na temporada. Reservas que não deixam intensidade cair muito e estar concentrado faz a diferença em jogos decisivos e duros, como se espera que sejam o dessa série.
A experiência e número de protagonista pode pesar favoravelmente pro lado dos californianos. CP3 e Griffin são armas ofensivas difíceis de ser paradas e que estão acostumados aos grandes jogos. Principal jogador do Jazz ofensivamente, Hayward precisa melhorar contra os Clippers. Nos três jogos que esteve em quadra contra o rival na temporada regular (ficou de fora de um por lesão), em apenas um ele passou sua média de pontos e não por acaso foi a única vitória do seu time. Com Hayward não produzindo acima da sua média, dificilmente o Jazz vai buscar uma vitória no Staples Center.
Palpite
Los Angeles Clippers 4 x 3 Utah Jazz