O brasileiro Anderson Varejão não faz mais parte do elenco do Golden State Warriors. A franquia anunciou a dispensa do pivô de 34 anos nesta sexta-feira, encerrando passagem de um ano do jogador pelos atuais líderes da conferência Oeste. Ele tinha contrato garantido até o término da temporada, recebendo o salário mínimo para veteranos (cerca de US$1.5 milhão).
Segundo Adrian Wojnarowski, do site The Vertical, a equipe de Oakland liberou o reserva para assinar contrato de dez dias com o armador Briante Weber, um dos destaques do Sioux Falls Skyforce, da D-League. O jovem chamou a atenção da NBA na terça-feira passada, ao ficar a um roubo de bola de registrar o primeiro quádruplo-duplo da história da liga de desenvolvimento.
Varejão foi prejudicado por diversas lesões em tempos recentes, incluindo uma ruptura total do tendão de Aquiles em dezembro de 2014. O veterano vinha sendo uma das últimas opções da rotação de garrafão do treinador Steve Kerr, atrás de jogadores como Zaza Pachulia, JaVale McGee, David West e James Michael McAdoo.
De acordo com Sam Amico, da rede Fox Sports, o Denver Nuggets seria um dos interessados em contar com os serviços do pivô no resto da temporada. O técnico Mike Malone trabalhou com o brasileiro no Cleveland Cavaliers por cinco anos e conhece o jogador. Ele também seria um alvo de times abaixo do teto salarial na tentativa de atingir o piso financeiro da liga.
Veterano de 13 temporadas na NBA, Varejão disputou 591 de suas 627 partidas no basquete norte-americano com a camisa do Cavs. Ele participou de só 14 jogos do Warriors nesta temporada e somou menos de 100 minutos de ação. No agregado da carreira nos EUA, o experiente jogador acumula médias de 7.3 pontos e 7.2 rebotes, em 24.0 minutos de atuação por noite.