O ala-pivô Josh Smith já viveu dias melhores na NBA. Atualmente sem prestígio entre as equipes, o jogador de 30 anos fechou um contrato de US$ 1,5 milhão durante três meses com o Sichuan Whales, da China. O atleta defendia o Houston Rockets e não estava com espaço na rotação do técnico Mike D’Antoni. Esta será a primeira vez que ele vai atuar em outro país.
Em uma entrevista para o jornalista Shams Charania em setembro, Smith deu declarações de que sua intenção era permanecer nos Estados Unidos e que uma ida para o basquetebol de outro lugar seria como um ato de desespero. Como a temporada na China acaba em março do ano que vem, existe a possibilidade do ala-pivô retornar a NBA a tempo de reforçar uma franquia antes do fim da temporada regular.
Com 12 anos de experiência na melhor liga no mundo, Smith angariou médias de 14.6 pontos, 7.5 rebotes e 3.1 assistências. O ala-pivô defendeu boa parte de sua carreira o Atlanta Hawks, onde jogou por nove temporadas. Além disso, também atuou pelo Detroit Pistons e Los Angeles Clippers, além do próprio Rockets.