O ala-pivô Yi Jianlian está retornando à NBA depois de cinco anos. De acordo com Marc Stein, da ESPN, o destaque da seleção chinesa na disputa das Olimpíadas do Rio de Janeiro fechou contrato com o Los Angeles Lakers até o final da próxima temporada nesta quarta-feira. Ele só depende da liberação de sua atual equipe, o Guangdong Southern Tigers, para assinar o vínculo e ser anunciado oficialmente.
Stein noticiou que Jianlian receberá cerca de US$8 milhões em salários no período, mas a informação é conflitante. Embora confirmem o valor total, vários repórteres de Los Angeles apuraram que menos de US$2 milhões do montante seria garantido e o restante ligado à bônus de rendimento. Independente do acordo, a direção do Guangdong já sinalizou que o atual MVP da Liga Chinesa realmente está de saída.
“Para que Yi tenha oportunidade de jogar no mais alto nível de basquete no mundo, mostre sua capacidade e realize seu sonho, nós estamos oferecendo incondicional apoio e vamos cooperar para que ele se junte ao Lakers. Nossos melhores desejos a Yi em seu futuro brilhante na NBA”, afirmou a equipe, praticamente confirmando a liberação do atleta, por meio de nota oficial divulgada nas últimas horas.
Sexta escolha do draft de 2007, Jianlian teve uma decepção na primeira passagem pela NBA e passou por quatro times em cinco temporadas. O ala-pivô de 28 anos obteve médias de 20.4 pontos e 6.6 rebotes, além de quase 47% de conversão nos arremessos de longa distância, nas Olimpíadas. Os números são bem mais animadores do que os 7.9 pontos e 4.9 rebotes que acumulou na NBA até o momento.