Agora é oficial: as camisas da NBA passarão a ter patrocínios no segundo semestre de 2017. Os donos de franquias da liga confirmaram as expectativas e aprovaram a medida experimental de venda de espaço nos uniformes para marcas por período de três anos nesta sexta-feira, em reunião realizada em Nova Iorque.
“O patrocínio proporciona um engajamento ainda mais profundo com os parceiros e esse investimento adicional ajudará o jogo a crescer de forma fantásticas. Estamos sempre buscando inovações para manter a NBA competitiva no mercado e muito animados para ver os resultados desse plano”, declarou o comissário Adam Silver.
As marcas aparecerão no lado esquerdo das camisas, oposto ao que exibe o logo da fornecedora de material esportivo, com “patches” que vão medir pouco mais de seis centímetros de comprimento e largura. As equipes terão autonomia de ajuste a fim de acomodar os logos de cada patrocinador da melhor forma.
A NBA também confirmou que os patrocínios não estarão nas versões de camisas de jogadores no varejo e ficará à cargo das franquias venderem ou não uniformes com as marcas dos patrocinadores em suas lojas próprias.
Cada um dos times ficará responsável pela venda de sua quota de patrocínios, mas a arrecadação contratual será repartida. Especula-se que as equipes ficarão apenas com 50% da quantia acertada com as marcas e o restante vai ser repassado para um fundo coletivo, a ser repartido igualmente entre as 30 franquias.