O ala-pivô Zion Williamson estendeu recentemente o seu contrato com o New Orleans Pelicans, mas estaria bastante incomodado com as críticas sobre seu peso. No novo acordo, aliás, existe uma cláusula que estimula o atleta a ficar abaixo de 134 quilos. Ou seja, se ele bater a meta, automaticamente vai ganhar cerca de US$193 milhões por cinco anos. Mas se superar, a franquia terá direito de diminuir o valor.
“Pelo que eu ouvi, as críticas incomodam Zion Williamson porque as pessoas usam o fato de ele ganhar peso como prova de que ele não gosta de trabalhar duro. Dizem que ele não se importa com o necessário para ser um grande jogador”, afirmou o jornalista William Guillory, do site The Athletic.
Tal cláusula não é nova na NBA, entretanto. Glen Davis, no Boston Celtics, já teve algo similar. No entanto, a opinião pública estaria contra incentivos fora das quadras. Na semana passada, Kyler Murray, do Arizona Cardinals, da NFL, revelou que teria de estudar vídeos quatro horas por semana para receber um bônus. Então, a equipe retirou o compromisso de seu acordo.
Leia mais
- Contrato de Zion Williamson tem cláusula para controle de peso
- Zion Williamson acerta extensão contratual com Pelicans
- Zion Williamson quer ser o MVP da NBA na próxima temporada
Apesar de Williamson não gostar de piadas que o acompanham desde os tempos de basquete colegial, o jogador entende que precisa se esforçar mais. Desde que iniciou sua carreira na NBA, o atleta esteve em quadra em menos da metade dos jogos (85 em possíveis 226). Em conversas com seu agente, ele teria reafirmado que pretende cumprir todas as obrigações para estar em boa forma física.
Outro incentivo feito em seu contrato prevê um aumento em seu salário se ele for eleito MVP, defensor do ano ou para o time ideal da liga em 2023, o que elevaria para US$231 milhões nas próximas cinco temporadas. Portanto, Zion vai trabalhar ainda mais.
Embora Williamson estivesse listado, oficialmente, com 128 quilos na última temporada, o jogador teria se aproximado da marca dos 150 enquanto estava lesionado. Em aparições públicas, ele estava visivelmente muito acima da marca, mas nunca revelou o seu peso real.
Na única temporada em que atuou com alguma frequência, em 2020-21, Williamson registrou médias de 27.0 pontos, 7.2 rebotes, 3.7 assistências.
Trabalho especial
O Pelicans, obviamente, não largará Zion Williamson em sua missão de manter as metas de peso previstas em contrato. A franquia vai orientar e até monitorar, a princípio, todos os esforços do atleta para manter seu condicionamento. Nessas férias, por exemplo, ele vem trabalhando com o personal trainer Jasper Bibbs (ex-Utah Jazz) e o chef particular Christian Green.
“Nosso trabalho é, antes de tudo, deixá-lo na melhor forma de sua vida. Zion quer ser MVP da liga e acredito nisso porque vejo seu esforço. Aposto que ele vai ser o cara da NBA após a aposentadoria de LeBron. Trabalhamos, então, para colocá-lo saudável em quadra. Ele já está em ótimas condições agora, mas vai estar ainda melhor no início da temporada”, garantiu Green ao Times-Picayune.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram