A segunda rodada da Euroliga 2020/21 teve início nessa quinta-feira (8) e se encerrou neste sábado (10), com destaque para mais uma vitória do Zenit contra um dos favoritos ao título. A vítima da vez foi o Barcelona.
A rodada contou ainda com quatro clássicos locais: o Fenerbahçe venceu o Anadolu Efes, o Valencia atropelou o Real Madrid, o Olympiacos derrubou o arquirrival Panathinaikos e o Bayern de Munique bateu o ALBA Berlin com facilidade.
Apenas cinco equipes se mantêm invictas na competição: Fenerbahçe, Valencia, Olimpia Milano, Zalgiris e Zenit.
Confira como foi a segunda rodada da Euroliga.
Zenit 74 x 70 Barcelona
O Zenit é a grande surpresa deste início de Euroliga. Depois de bater o Anadolu Efes, fora de casa, na rodada de abertura, o time russo derrotou outro favorito ao título da competição. Jogando em seus domínios, o Zenit venceu o Barcelona por 74 a 70, após uma virada no segundo tempo.
O pivô norte-americano Alex Poythress foi o grande nome da partida e saiu de quadra com o duplo-duplo: 16 pontos e 11 rebotes.
Pelo Barça, para variar, o principal nome foi o ala-pivô Nikola Mirotic, que anotou 14 pontos e pegou sete rebotes.
CSKA Moscou 76 x 72 Maccabi Tel Aviv
Jogando em seus domínios, o CSKA Moscou venceu o duelo contra o Maccabi Tel Aviv por 76 a 72. O armador norte-americano Mike James foi o destaque do time russo e cestinha da partida, com 25 pontos.
Pelo time israelense, vale destacar a atuação do armador norte-americano naturalizado turco Scottie Wilbekin, que anotou 20 pontos, distribuiu cinco assistências e converteu quatro arremessos do perímetro.
Anadolu Efes 71 x 80 Fenerbahçe
O Fenerbahçe levou a melhor no clássico turco, bateu o Anadolu Efes por 80 a 71 e manteve a invencibilidade na Euroliga.
O destaque da partida foi o ala-armador francês Nando De Colo, que anotou 20 pontos, pegou sete rebotes, distribuiu quatro assistências e ainda foi responsável por três roubos de bola. O armador norte-americano Lorenzo Brown contribuiu com 17 pontos e o pivô tcheco Jan Vesely saiu de quadra com o duplo-duplo: 13 pontos e dez rebotes.
Pelo Anadolu, que ainda venceu nesta edição da Euroliga, o melhor jogador em quadra foi o ala croata Krunoslav Simon, que anotou 24 pontos, angariou quatro rebotes e deu cinco passes decisivos.
Real Madrid 77 x 93 Valencia
O Valencia não tomou conhecimento do Real Madrid e atropelou o time merengue por 93 a 77. Invicto na competição, a equipe valenciana teve como destaque o pivô montenegrino Bojan Dubljevic, que acertou seis arremessos do perímetro e foi o cestinha da partida, com 24 pontos.
Já pelo Real, que segue sem vencer na Euroliga, o principal jogador em quadra foi o pivô caboverdiano Walter Tavares, que converteu todos os seis arremessos de quadra que tentou e anotou 15 pontos.
Estrela Vermelha 90 x 73 Baskonia
Jogando em seus domínios, o Estrela Vermelha não teve dificuldades para bater o atual campeão espanhol, Baskonia, por 90 a 73. O destaque do time sérvio foi o ala-armador norte-americano Jordan Loyd, cestinha da partida com 30 pontos. Ele ainda converteu cinco arremessos do perímetro e angariou seis rebotes.
Já pelo Baskonia, o principal jogador em quadra foi o ala lituano Rokas Giedraitis, que converteu seis arremessos de longa distância e anotou 26 pontos.
ALBA Berlin 72 x 90 Bayern de Munique
O Bayern de Munique levou a melhor no clássico alemão. Jogando fora de casa, os bávaros venceram o ALBA Berlin por 90 a 72.
O destaque do time de Munique foi o trio do perímetro formado por Wade Baldwin, Nick Weiler-Babb e Vladimir Lucic, que combinou para 43 pontos e 15-22 nos arremessos de quadra (aproveitamento de 68%).
Pelo ALBA, o principal cestinha foi o ala-armador sueco Markus Eriksson, com 15 pontos.
Olimpia Milano 87 x 73 ASVEL
O Olimpia Milano manteve a invencibilidade ao bater o ASVEL por 87 a 73, na Itália. O ala norte-americano naturalizado dinamarquês Shavon Shields foi o destaque dos milaneses, com 17 pontos e sete rebotes.
Pela equipe francesa, o único jogador a anotar mais de dez pontos foi o ala-pivô Amine Noua, com 12.
Panathinaikos 71 x 78 Olympiacos
Jogando fora de seus domínios, o Olympiacos bateu o arquirrival Panathinaikos por 78 a 71. Uma pena que o clássico grego não contou a com a presença do público em razão da pandemia, já que as duas torcidas estão entre as mais fanáticas e barulhentas do mundo.
O destaque do Olympiacos foi o veterano ala-pivô Georgios Printezis, cestinha do duelo, com 17 pontos. Pelo lado do Panathinaikos, o maior pontuador foi o ala-armador norte-americano Marcus Foster, com 15.
Khimki 70 x 84 Zalgiris
O Zalgiris foi até Moscou, bateu o Khimki, sem dificuldades, por 84 a 70, e se manteve invicto na Euroliga. O detalhe é que o time russo contou com apenas sete jogadores à disposição por conta de lesões e casos de Covid-19.
O destaque da equipe lituana foi o ala-armador Marius Grigonis, que converteu cinco arremessos do perímetro e anotou 21 pontos.
Pelo desfalcado Khimki, o principal jogador em quadra foi o ala-pivô sueco Jonas Jarebko, que alcançou o duplo-duplo: 23 pontos e 12 rebotes.
Classificação
1- Fenerbahçe, Valencia, Olimpia Milano, Zalgiris e Zenit: duas vitórias
6- Bayern de Munique, Barcelona, Olympiacos, Estrela Vermelha, Maccabi TelAviv, Baskonia, Panathinaikos e CSKA Moscou: uma vitória e uma derrota
14- Anadolu Efes, Khimki, ASVEL, ALBA Berlin e Real Madrid: duas derrotas
Próxima rodada
13/10 (terça-feira) – Estrela Vermelha x Zalgiris (14h) / ALBA Berlin x Anadolu Efes (15h) / ASVEL x Panathinaikos (15h) / Baskonia x Zenit (16h) / Valencia x Barcelona (16h, com transmissão do DAZN)
14/10 (quarta-feira) – Maccabi Tel Aviv x Bayern de Munique (13h30) / Fenerbahçe x CSKA Moscou (14h45) / Olympiacos x Olimpia Milano (15h) / Real Madrid x Khimki (16h)
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece no basquete: