A terceira rodada da Euroliga 2020/21 teve início na terça-feira (13) e se encerrou nesta quarta (14), com destaque para o Zalgiris, que bateu o Estrela Vermelha, fora de casa, e manteve a invencibilidade na competição.
Além disso, a rodada foi marcada pela primeira vitória dos favoritos Anadolu Efes e Real Madrid, e de dois jogos que não foram realizados – Baskonia x Zenit e Panathinaikos x ASVEL – por conta do registro de casos de Covid-19.
Estrela Vermelha 69 x 75 Zalgiris
O Zalgiris foi até Belgrado e bateu o Estrela Vermelha por 75 a 69 para se manter como o único invicto na Euroliga.
Os destaques do time lituano foram o armador Luka Lekavicius, que anotou 16 pontos, e o pivô francês Joffrey Lauvergne, que contribuiu com 12 pontos e oito rebotes.
Já pelo time sérvio, o principal nome foi o ala-armador norte-americano Jordan Loyd, cestinha do duelo, com 19 pontos.
ALBA Berlin 72 x 93 Anadolu Efes
O Anadolu Efes foi até Berlim e bateu o ALBA, sem dificuldades, por 93 a 72, e conquistou a sua primeira vitória na temporada.
Ainda sem poder contar com o seu principal jogador (Shane Larkin, lesionado), o time turco contou com grandes atuações do pivô alemão Tibor Pleiss, que anotou 23 pontos, pegou seis rebotes e converteu oito dos dez arremessos de quadra que tentou, e do armador sérvio Vasilije Micic, que saiu de quadra com o duplo-duplo: 13 pontos e 13 assistências.
Pela equipe alemã, que segue sem vencer na competição, o cestinha foi o ala-armador sueco Marcus Erissson, com 13 pontos.
Valencia 66 x 71 Barcelona
Mesmo desfalcado de seu principal jogador (Nikola Mirotic), o Barcelona venceu o duelo espanhol com o Valencia por 71 a 66.
O destaque do Barça foi justamente o substituto de Mirotic no quinteto titular, o ala-pivô letão Rolands Smits, que anotou 15 pontos e pegou sete rebotes.
Pelo Valencia, o principal jogador em quadra foi o pivô montenegrino Bojan Dubljevic, que anotou 13 pontos e pegou oito rebotes.
Fenerbahçe 77 x 78 CSKA Moscou
Em um duelo eletrizante, decidido somente nos instantes finais, o CSKA Moscou foi até Istambul e bateu o Fenerbahçe por 78 a 77.
O herói do time russo foi o ala norte-americano Will Clyburn, que fez a cesta do empate, sofreu falta no lance e converteu o lance livre que sacramentou a vitória do CSKA. Tudo isso a 11 segundos do fim. Ele também foi o cestinha do jogo, com 26 pontos.
Pela equipe turca, destaque para o ala-armador francês Nando De Colo, que anotou 21 pontos e pegou seis rebotes.
Real Madrid 94 x 85 Khimki
O Real Madrid conseguiu a sua primeira vitória na Euroliga. Jogando em casa, o time merengue bateu o desfalcado Khimki por 94 a 85.
Os armadores Sergio Llull e Nico Laprovittola combinaram para 40 pontos, oito bolas de três pontos, nove assistências e 13-19 nos arremessos de quadra.
Pelo time russo, que teve apenas oito jogadores à disposição (por conta dos casos de Covid-19), o destaque foi o pivô norte-americano Devin Booker, cestinha da partida, com 22 pontos.
Maccabi Tel Aviv 82 x 85 Bayern de Munique
O Bayern de Munique foi até Israel e surpreendeu o Maccabi Tel Aviv por 85 a 82. O ala sérvio Vladimir Lucic foi o destaque do time alemão ao anotar 26 pontos.
Pela equipe da casa, o principal nome em quadra foi o do armador norte-americano naturalizado turco Scottie Wilbekin, cestinha da partida, com 27 pontos.
Olympiacos 86 x 75 Olimpia Milano
De virada, e com uma grande atuação no segundo tempo, o Olympiacos bateu o Olimpia Milano por 86 a 75.
O destaque do time grego foi o armador Kostas Sloukas, que saiu de quadra com o duplo-duplo: 17 pontos e 11 assistências.
Pela equipe de Milão, a principal figura em quadra foi o veterano armador espanhol Sergio Rodriguez, cestinha do duelo, com 18 pontos.
Baskonia 20 x 0 Zenit
Com um surto de Covid-19 no elenco (oito jogadores) e na comissão técnica (quatro treinadores e um massagista), o Zenit nem deixou a Rússia para disputar a partida contra o Baskonia, na Espanha, já que não tinha à disposição o mínimo de oito atletas para jogar.
Dessa forma, a equipe russa, que era uma das invictas da competição, foi declarada perdedora do confronto por 20 a 0, cumprindo um dispositivo do regulamento da Euroliga para esta temporada atípica em razão da pandemia.
A partida entre Zenit e Valencia, válida pela quarta rodada, que estava programada para ocorrer nesta quinta (15), já foi cancelada.
ASVEL x Panathinaikos
Assim como o Zenit, o ASVEL passa por um surto de Covid-19 no time, o que impossibilitou que a equipe tivesse o mínimo de oito jogadores à disposição para a partida.
Com isso, o jogo contra o Panathinaikos foi cancelado, e o time francês também deverá ser punido pela Euroliga com uma derrota de 20 a 0.
O duelo do ASVEL contra o Estrela Vermelha, marcado para ocorrer nesta sexta (16), já foi cancelado.
Classificação
1- Zalgiris: três vitórias
2- Fenerbahçe, Bayern de Munique, Olympiacos, Baskonia, Valencia, Barcelona, Olimpia Milano, CSKA Moscou e Zenit: duas vitórias e uma derrota
11- Panathinaikos: uma vitória e uma derrota
12- Anadolu Efes, Maccabi Tel Aviv, Estrela Vermelha e Real Madrid: uma vitória e duas derrotas
16- ASVEL: duas derrotas
17- Khimki e ALBA Berlin: três derrotas
Próxima rodada
15/10 (quinta-feira): Zalgiris x Anadolu Efes (14h) e Barcelona x Panathinaikos (16h)
16/10 (sexta-feira): CSKA Moscou x ALBA Berlin (14h), Fenerbahçe x Bayern de Munique (14h45), Olympiacos x Maccabi Tel Aviv (15h, com transmissão do DAZN), Olimpia Milano x Real Madrid (15h45) e Baskonia x Khimki (16h)
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece no basquete:
Instagram
Youtube
Twitter
Facebook