Nas casas de aposta dos EUA, Zach Edey, do Memphis Grizzlies, está se tornando o favorito para vencer o prêmio de Calouro do Ano. O pivô foi a nona escolha do Draft e é um dos nomes que mais chama a atenção da classe de 2024 a caminho da próxima temporada. Atuando na Summer League de Salt Lake City, o novato teve bom desempenho durante o duelo inaugural com o Utah Jazz.
Em 34 minutos disputados, o jovem anotou 14 pontos, 15 rebotes e quatro tocos. Aliás, ele forçou a prorrogação do confronto. Já no final da partida, Edey acertou um tapinha após um arremesso do Grizzlies que não caiu, empatando a partida a 0.7 segundo do fim.
O desempenho, então, o levou para a liderança nas odds das casas de apostas da ESPN, FanDuel e DraftKings. Nas três, ele lidera sobre a segunda escolha do Draft, Alex Sarr, do Washington Wizards. Por fim, a primeira escolha aparece apenas no terceiro posto, com Zaccharie Risacher, do Atlanta Hawks.
Essa não era a realidade até antes da estreia no torneio da offseason de 2024/25. Etretanto, o salto nas projeções tem sido grande desde então.
O jogador teve grande trajetória universitária. Atuando pela faculdade de Purdue, foi vice-campeão da NCAA, caindo na final para UConn, da sétima escolha do recrutamento, Donovan Clingan, que vai defender o Portland Trail Blazers.
Leia mais sobre o Grizzlies!
- Recuperado, Ja Morant pode iniciar treinos para voltar ao Grizzlies
- Em jogo cheio de escolhas de Draft da NBA, Jazz bate Grizzlies
- Ja Morant revela empolgação com o Draft do Grizzlies
Edey fez história nos últimos dois anos, sendo eleito o melhor jogador universitário do país em ambas as ocasiões pela Associated Press. O canadense se tornou o primeiro jogador a conquistar o feito na história.
Após seu primeiro jogo na Summer League, o calouro Zach Edey foi elogiado pelo técnico do Grizzlies, Taylor Jenkins. O treinador não está no comando do time de Memphis no torneio de jovens, mas está com a equipe técnica durante os jogos. Em uma participação na transmissão da ESPN, ele falou sobre o impacto do camisa 14.
“Eu gostei muito do que vi. Afinal, aconteceram muitos sinais encorajadores no jogo. Ele tem esse tamanho, é algo que vamos utilizar com certeza. Vamos trabalhar para expandir seu jogo ainda mais. Mas sobre a ameaça que ele representa para qualquer um jogando no garrafão? Apenas não é uma surpresa para ninguém. Todos que o viram nos últimos anos sabem disso”, elogiou Jenkins.
Suas médias em 2023/24 por Purdue, foram de 25.4 pontos, 12.9 rebotes, 2.2 tocos e 2.2 assistências de média.
Draft
Aliás, é justo citar que ele só não foi selecionado em uma posição melhor do Draft devido ao tempo que ficou no College. Edey jogou seus quatro anos como universitário até entrar no recrutamento da NBA. Nas projeções anteriores ao processo, ele era visto como uma escolha ainda mais baixa do que a nona seleção.
Além disso, apesar de seu forte jogo próximo à cesta, muitos enxergavam dificuldades para cumprir as funções da posição na NBA moderna. Ele não é um grande destaque em cobrir espaço para o perímetro e também não chuta de três. Mas, a busca da franquia por um nome da posição falou mais alto.
O Grizzlies trocou Steven Adams e Xavier Tillman em 2023/24. Com isso, criou-se a necessidade de adicionar mais tamanho à equipe, que teve Jaren Jackson Jr. e Brandon Clarke atuando como pivôs no fim da última campanha.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA