Yao Ming oficializa aposentadoria das quadras

O pivô chinês Yao Ming (foto), do Houston Rockets, anunciou nesta quarta-feira, em uma coletiva de imprensa realizada em Xangai, na China, sua aposentadoria oficial das quadras.  Depois de muitas lesões, com destaque para uma fratura por stress no tornozelo que o deixou de fora da temporada 2009/2010 e de quase toda a última temporada […]

Fonte:

O pivô chinês Yao Ming (foto), do Houston Rockets, anunciou nesta quarta-feira, em uma coletiva de imprensa realizada em Xangai, na China, sua aposentadoria oficial das quadras. 

Depois de muitas lesões, com destaque para uma fratura por stress no tornozelo que o deixou de fora da temporada 2009/2010 e de quase toda a última temporada da NBA, o gigante chinês decidiu encerrar a carreira no basquete. Aos 3o anos de idade, Yao já havia afirmado em outras oportunidades que estava cogitando se aposentar caso não conseguisse superar as lesões.

Diante de sua família, do gerente-geral do Rockets, Daryl Morey, e de vários jornalistas, Yao fez questão de agradecer a todos que o apoiaram, especialmente os fãs do time de Houston, durante os nove anos em que atuou na NBA.

Publicidade

“Eu gostaria de agradecer a todos os torcedores do Rockets por me darem ótimos nove anos durante a minha carreira na NBA. Há nove anos, cheguei a Houston como um jogador jovem, alto e magro. Toda a cidade e a equipe me transformaram em um homem adulto, não apenas em um jogador de basquete. E também tive a minha primeira filha lá. Me sinto como um nativo de Houston. E eu sempre estarei com vocês. Muito obrigado”, afirmou o chinês.

A carreira de Yao Ming

O pivô, de 2,29m de altura, chegou à NBA em 2002, após ser selecionado pelo Rockets na primeira escolha geral do draft daquele ano. Em nove anos de carreira na Liga, ele ajudou o time de Houston a chegar cinco vezes aos playoffs, mas somente em uma delas (2009) a equipe passou da segunda rodada.

Publicidade

Yao foi o grande responsável pela popularização da NBA na China, país mais populoso do mundo. Em razão disso, o jogador teve votações expressivas para o All-Star Game e disputou a competição, sempre como o pivô titular da Conferência Oeste, em seis oportunidades. Ele só não jogou o ASG de 2007 e deste ano porque estava lesionado.

Foi somente nas duas primeiras temporadas na Liga que o pivô chinês conseguiu atuar em todos os jogos do Rockets na fase regular. Contando os nove anos de Liga, Yao ficou de fora de 252 partidas (250 delas nas últimas seis temporadas). O gigante chinês deixa o basquete após ter médias de 19.0 pontos, 9.3 rebotes e 1.9 tocos na NBA.

Publicidade

Confira o trecho em que Yao Ming agradece o apoio dos torcedores do Houston Rockets

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6K3QBtVVyP8]

Últimas Notícias

Comentários