Yago Mateus é vítima de racismo na Espanha: “É revoltante e triste”

Vídeo mostra o brasileiro sendo chamado de “macaco” por uma torcedora local

yago mateus racismo espanha Fonte: Divulgação

O brasileiro Yago Mateus foi vítima de racismo durante partida da EuroCup de basquete, disputada na Espanha. O armador, que defende o Ratiopharm Ulm enfrentou o Joventut Badalona, fora de casa, na terça-feira. Uma torcedora do time anfitrião, então, foi flagrada o chamando de macaco diversas vezes.

A cena foi capturada durante a transmissão da partida. O episódio de racismo foi flagrado quando a câmera focou em Yago Mateus e, ao fundo, a torcedora da equipe da Espanha apareceu repetindo “mono”. A palavra significa macaco, em espanhol. Vale ressaltar que tanto a mulher racista, quanto pessoas ao seu redor, riam da situação.

Publicidade

Ex-jogador do Flamengo, Yago é nome frequente na seleção brasileira. Ele, aliás, está em sua primeira temporada pelo Ratiopharm Ulm, da Alemanha. O jogador de 23 anos, no entanto, não percebeu que foi vítima de racismo durante a partida, mas se pronunciou quando soube do ocorrido.

Leia mais!

“Graças a Deus eu não ouvi na hora porque não sei qual seria a minha reação. Nunca havia passado por isso na minha vida. Nem no Brasil, nem em outros países onde já joguei.  Então, não consigo entender o motivo disso. É revoltante e triste ver que isso acontece. É uma coisa recorrente no esporte no mundo de hoje. Portanto, estamos muito longe ainda da conscientização e de um entendimento de que não há espaço para esse tipo de atitude”, declarou o atleta.

Publicidade

A assessoria de Yago disse que já estrou em contato com a diretoria do clube alemão. Assim, pretende acionar a organização da EuroCup para que haja um posicionamento e punições aos envolvidos.

A  Confederação Brasileira de Basquete também repudiou o ato racista através de nota. Da mesma forma, afirmou que já pediu às autoridades espanholas atuem de forma rigorosa no processo.

“A CBB repudia veementemente o crime de racismo praticado contra o atleta Yago dos Santos, do Ratiopharm Ulm e da Seleção Brasileira. O crime está gravado em vídeo e a identificação é fácil e rápida. A CBB espera que as autoridades espanholas atuem com o rigor da lei e que crimes como esse não passem mais impunes. Yago, estamos com você, e temos a certeza que NADA irá pará-lo”, disse a entidade.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter

Últimas Notícias

Comentários