Assim como na pesquisa realizada pelo Jumper Brasil, o armador Lou Williams, do Toronto Raptors, garantiu o prêmio de melhor reserva da temporada 2014-15. Ele superou Isaiah Thomas, do Boston Celtics, e o duas vezes vencedor, Jamal Crawford, do Los Angeles Clippers.
Trocado pelo Atlanta Hawks para o Raptors por John Salmons e pelo brasileiro Lucas Nogueira, Williams recebeu 78 votos de possíveis 130 para o primeiro lugar, somando 502 pontos. Thomas obteve 33 votos para a primeira posição e ficou com o vice, com 324 pontos. Crawford garantiu o pódio com 131 pontos.
“Isso significa muito agora”, afirmou Williams. “Vencer em meu primeiro ano em Toronto, vencer logo depois de ser trocado, e contra muita adversidade. O timing foi perfeito. Então, se um dia eu venceria, acho que foi a hora perfeito para mim”.
Em 2014-15, Williams obteve médias de 15.4 pontos em cerca de 25 minutos por noite. Nos 80 jogos disputados, ele sempre saiu do banco de reservas e foi determinante para a campanha do Raptors, de acordo com o técnico Dwane Casey.
“Quando estamos perdendo no começo, eu sei que temos Lou e Patrick [Paterson] no banco e isso nos dá uma nova dimensão para o jogo”, disse Casey. “Quando Lou entra em quadra, nós abrimos mais espaços, jogamos mais em transição. Sua habilidade de conduzir a bola, de realizar suas jogadas e ser quase um armador, nos beneficia muito”.
Nos últimos 11 anos, a NBA elegeu um jogador de sua posição em dez ocasiões. A exceção fica para 2010-11, quando Lamar Odom, ex-Los Angeles Lakers, levou o prêmio.