https://www.youtube.com/watch?v=uHjFRSeSFC4
O time dos Estados Unidos que virá ao Brasil para os Jogos Olímpicos fica desfalcado a cada dia. Depois de Stephen Curry, Chris Paul, John Wall, Blake Griffin, LaMarcus Aldridge e Anthony Davis, outros dois astros optaram pela desistência e não vão disputar o torneio. Na noite de sexta-feira, Russell Westbrook, do Oklahoma City Thunder e James Harden, do Houston Rockets, declinaram o convite.
“Esta não foi uma decisão fácil de ser tomada, representar meu país no Mundial de 2010 e nas Olimpíadas de 2012 foram o ponto máximo de minha carreira”, afirmou Westbrook. “Eu sigo em frente por futuras oportunidades com o time dos Estados Unidos”.
O armador do Thunder foi o oitavo maior cestinha da temporada (23.5) e o vice líder em assistências (10.4) na NBA. Nos playoffs, o camisa 0 foi um dos responsáveis pela ótima campanha de sua equipe, que acabou eliminada pelo Golden State Warriors na final do Oeste em sete jogos.
“Como resultado de diversas conversas difíceis com a minha família, o Rockets e meus representantes, eu notifiquei Jerry Colangelo e o time dos Estados Unidos que eu não vou competir nas Olimpíadas de 2016 no Brasil”, disse Harden. “Como membro do time medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres em 2012 e capitão do time campeão do Mundial de 2014, eu não preciso dizer que o time dos Estados Unidos me proporcionou metas cumpridas pessoais e profissionais em minha vida. Eu sempre fui abençoado por usar as cores da equipe e poder competir em nível internacional com os maiores jogadores que representaram o nosso país. Eu, sinceramente espero ganhar uma nova oportunidade de representar o time dos Estados Unidos no futuro”.
No entanto, quem garantiu vaga foi o pivô DeMarcus Cousins, do Sacramento Kings. De acordo com o jornalista Marc Spears, da ESPN, o atleta foi o primeiro a ser confirmado para o evento.