Russell Westbrook oficializou mais uma marca histórica com o término da temporada, finalizando a sua quarta campanha com média de triplo-duplo da carreira. O craque do Washington Wizards acabou a competição com registro de 22.2 pontos, 11.5 rebotes e 11.8 assistências por noite, após 64 jogos disputados. O armador confirmou a façanha com quatro partidas de antecedência, mas, ainda assim, anotou TDs em dois dos três duelos finais do time.
Essa é a quarta vez em cinco anos que o atleta de 32 anos encerra uma temporada com média de triplo-duplo. Anteriormente, somente o lendário Oscar Robertson havia feito campanha com tais números: ele anotou 30.8 pontos, 12.5 rebotes e 11.4 assistências em 1961-62. O integrante do Hall da Fama, por sinal, foi quem o astro “desbancou” do topo do ranking histórico da liga com o registro de 182o TD da carreira, na segunda-feira passada.
“Eu sou muito agradecido a Oscar, pois pavimentou o caminho para jogadores como eu poderem brilhar hoje. Enfrentou diferentes desafios na época em que atuava e ainda conseguiu ser eficiente dentro de quadra. Queria aproveitar a chance de agradecê-lo porque, sem a sua existência e tudo o que fez por nosso esporte, provavelmente não seria capaz de realizar os feitos que vemos agora”, exaltou Westbrook, em entrevista depois da quebra do recorde.
O veterano ainda conseguiu outras marcas importantes nessa temporada: as suas 11.8 assistências são a maior média registrada na NBA desde 1995, quando o icônico John Stockton foi o último atleta a superar a barreira dos 12 passes decisivos por partida. Esse também é o maior número acumulado por um jogador do Wizards em todos os tempos, ultrapassando as 10.7 assistências distribuídas por John Wall na temporada 2016-17.
O desempenho incrível de Westbrook ainda foi o “combustível” da arrancada da equipe do Washington na temporada, saindo da 12a posição do Leste para terminar em oitavo lugar após 19 vitórias nos últimos 29 jogos. O armador anotou 24 triplos-duplos nesse período, comandando o time a garantir vaga no play-in. Ele finalizou a campanha com 184 TDs e, agora, projeta estender o recorde para ser o primeiro jogador com mais de 200 triplos-duplos na NBA.
“Eu imagino que vamos ver onde posso chegar pelos próximos 50 anos, não sei. Mas o mais importante é que, nos bons ou maus momentos, sempre sigo verdadeiro comigo mesmo e a forma como enxergo o basquete. Nunca mudarei minha mentalidade, pois tenho sido abençoado com a habilidade de competir nesse jogo em um patamar que ninguém jamais pode. E não vou parar até que não consiga mais competir!”, cravou Westbrook, sem pensar em fim da carreira.
[forminator_poll id=”179984″]