Wembanyama e Miller são calouros do mês na NBA

Pelo terceiro mês seguido, primeiras escolhas do último recrutamento vencem o prêmio

Wembanyama Miller calouros NBA Fonte: Bart Young / AFP

Victor Wembanyama, do San Antonio Spurs, e Brandon Miller, do Charlotte Hornets, foram eleitos os calouros do mês de março na NBA. É o terceiro mês seguido em que os dois vencem o prêmio em suas Conferências. O anúncio foi feito pela própria liga nessa terça-feira (2).

É a primeira vez que dois jogadores vencem três vezes consecutivas por Leste e Oeste desde a temporada 2019/20. Na ocasião, Kendrick Nunn, do Miami Heat, e Ja Morant, do Memphis Grizzlies, foram premiados nos três primeiros meses da campanha.

Publicidade

Isso reforça o favoritismo cada vez mais claro do francês para o prêmio de calouro do ano em 2023/24. Afinal, ele é o líder da corrida do troféu há algumas semanas e parece ter se distanciado de Chet Holmgren, do Oklahoma City Thunder. De acordo com o site oficial da Liga, Wembanyama está em primeiro e começa a abrir vantagem sobre os demais candidatos.

Suas médias no mês de março foram de 23.2 pontos, 11.7 rebotes, 4.8 assistências, 3.8 tocos e 1.1 roubo de bola por partida. Foi o mês em que ele mais teve tempo de quadra, aliás, após passar por uma grande restrição de minutos ao longo do ano. Além disso, converteu 47.3% nos arremessos gerais e 30.8% nas bolas de três. O francês disputou 12 dos 15 jogos do time no período, que marcou o melhor momento de San Antonio no ano, com seis vitórias e nove derrotas.

Publicidade

Ele é o primeiro jogador da franquia a vencer o prêmio por três meses seguidos desde que Tim Duncan o fez em 1997/98. O ídolo, aliás, foi o melhor novato do Oeste em todos os meses daquela temporada.

Leia mais sobre Spurs e Hornets!

Do mesmo modo, Brandon Miller se fixa como o terceiro colocado da corrida, abaixo apenas dos super pivôs do San Antonio Spurs e Oklahoma City Thunder. O ala, que foi a polêmica segunda escolha do Draft em 2023, deve estar no principal time ideal de novatos ao fim de 2023/24.

Publicidade

Suas médias em março foram de 18.6 pontos, 5.3 rebotes e 2.6 assistências. Além disso, teve aproveitamentos de 42.6% nos arremessos de quadra e 36.2% nas bolas do perímetro. Ele atuou em 14 das 15 partidas da equipe no período de pouco sucesso: apenas três vitórias e 12 derrotas.

Outros dois novatos da história do Hornets também venceram o prêmio três vezes seguidas: LaMelo Ball (2020/21) e Raymond Felton (2005/06).

Outros postulantes

No Leste, Jaime Jaquez Jr do Miami Heat, Gradey Dick do Toronto Raptors e Vasilije Micic, que aliás, é companheiro de Miller no Hornets, foram os outros candidatos. Vale citar que nos dois primeiros meses da campanha, foi o ala da Flórida quem venceu no Leste.

Publicidade

Além disso, no Oeste, Chet Holmgren do Oklahoma City Thunder, Keyonte George do Utah Jazz, GG Jackson do Memphis Grizzlies e Amen Thompson do Houston Rockets foram os outros postulantes. Mas é bom lembrar que Holmgren venceu a premiação nos dois primeiros meses da campanha. Por fim, Thompson se tornou o terceiro colocado da corrida oficial da liga para o prêmio de calouro do ano, superando o próprio Miller atualmente.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários