A semana da NBA será marcada pelos duelos de titãs entre Golden State Warriors e Phoenix Suns, detentores das melhores campanhas até o momento. O primeiro vai ocorrer nesta terça-feira (30), em Phoenix, enquanto o segundo encontro será em San Francisco, na sexta-feira (3). Ambas as partidas terão a transmissão apenas do League Pass, a partir da meia-noite.
Em suma, vamos elencar abaixo os motivos que fazem de Warriors e Suns os times mais dominantes nos 40 primeiros dias da temporada. Não por acaso, são as únicas equipes a aparecerem no TOP 7 tanto de melhores defesas bem como de ataques.
Golden State Warriors (18-2)
Avassalador, o Warriors tem a melhor campanha da NBA e um Stephen Curry simplesmente espetacular. Antes de mais nada, a equipe de San Francisco é muito eficiente nos dois lados da quadra, com a melhor defesa e segundo melhor ataque.
Em sua oitava temporada à frente do Warriors, o técnico Steve Kerr mantém a sua filosofia de jogo: movimentação de bola, muitos corta-luzes, Draymond Green como playmaker principal e âncora defensiva, e Curry com sua movimentação absurda para se colocar na melhor posição para arremessar.
Além disso, a equipe tem uma defesa que sufoca o rival. Em todos os 20 jogos disputados, o Warriors limitou o adversário a menos de 50% de aproveitamento nos arremessos, o que é impressionante.
No entanto, o time ainda não conta com Klay Thompson e James Wiseman, que ainda se recuperam de graves lesões. Algo que deveria preocupar os adversários…
Para esta temporada, o Warriors manteve a base. Por outro lado, adicionou experiência e qualidade ao banco de reservas com Andre Iguodala, Otto Porter e Nemanja Bjelica.
Com esse equilíbrio entre defesa e ataque, e Curry jogando em um nível absurdo, aos 33 anos, o time de San Francisco voltou a ser um contender. Na última década foram três títulos em quatro finais seguidas. Então, veremos, em 2022, o retorno da dinastia?
defense ➡️ offense in a flash
📺 @NBCSAuthentic pic.twitter.com/n2UJhOC3Jx
Publicidade— Golden State Warriors (@warriors) November 25, 2021
Phoenix Suns (17-3)
Peço perdão pelo trocadilho, mas com 16 vitórias seguidas, o Suns é o time mais “quente” da NBA. O atual vice-campeão vem mostrando aos críticos que a ótima campanha da temporada passada não foi um acidente.
Para 2021/22, a equipe de Phoenix manteve o núcleo que levou o time à final da NBA depois de 28 anos. Além disso, o gerente-geral James Jones trouxe reforços pontuais para resolver carências na segunda unidade (JaVale McGee e Landry Shamet).
O técnico Monty Williams é discípulo de Gregg Popovich. Ele foi jogador, treinador interino e executivo de basquete no San Antonio Spurs. Williams trouxe de Pop a premissa do jogo coletivo prevalecer sobre o individualismo. Em Phoenix desde 2019, o técnico fez o Suns se tornar um time mais coletivo e equilibrado, ou seja, mudou a cultura da equipe.
Nesta temporada, Williams vem testando uma alternativa de jogo: o Suns, que em 2020/21, teve o quinto menor pace (número de posses de bola), atualmente tem o quarto pace da NBA. Chris Paul sempre atuou em um ritmo mais cadenciado. Agora, aos 36 anos, ele está acelerando mais o jogo e o time de Phoenix explorando a transição para pegar as defesas desprevenidas.
Defensivamente, o Suns se mantém entre os melhores. Nesse aspecto, vale destacar Mikal Bridges, que faz uma temporada impecável. Dessa forma, não será surpresa se o ala de Phoenix for escolhido para o ideal de defesa…
Defense ➡ Offense
Mikal Bridges finishes off the fast break after the Chris Paul swipe!@Suns and Rockets in Q1… Watch on NBA TV now: https://t.co/E0TqX69c2f pic.twitter.com/HzcE11cdyy
Publicidade— NBA (@NBA) November 5, 2021
Números de Warriors e Suns na temporada
Eficiência defensiva: Warriors (99,4 – primeiro) / Suns (103,7 – terceiro)
Eficiência ofensiva: Warriors (113,0 – segundo) / Suns (110,8 – sétimo)
Net Rating (saldo de cestas a cada 100 posses): Warriors (13,6 – primeiro) / Suns (7,1 – terceiro)
Pace: Warriors (100,4 – sexto) / Suns (101,43 – quarto)
Rebotes defensivos: Warriors (37,3 – terceiro) / Suns (36,9 – quinto)
Pontos sofridos no garrafão: Warriors (39,6 – melhor) / Suns (43,1 – sétimo melhor)
Aproveitamento do adversário nos arremessos de quadra: Warriors (41,9% – melhor) / Suns (43,4% – sétimo)
Eficiência defensiva no clutch time: Warriors (79,6 – primeiro) / Suns (88,5 – sexto)
Eficiência ofensiva no clutch time: Warriors (91,8 – 25º) / Suns (136,4 – primeiro)
Roubos de bola: Warriors (10,1 – primeiro) / Suns (9,0 – sexto)
Assistências: Warriors (29,3 – primeiro) / Suns (26,3 – quarto)
Assist ratio (porcentagem de posses de bola que terminam em assistências): Warriors (20,5 – primeiro) / Suns (18,9 – terceiro)
Eficiência no arremesso de quadra: Warriors (56,6% – primeiro) / Suns (54,5 – terceiro)
True shooting% (índice que leva em conta os arremessos de dois, três pontos e lances livres): Warriors (59,5% – primeiro) / Suns (57,7% – quarto)
Aproveitamento nos arremessos de quadra: Warriors (47,9% – segundo) / Suns (48,1% – primeiro)
Aproveitamento nos arremessos do perímetro: Warriors (36,8% – quarto) / Suns (36,2% – oitavo)
O que esperar dos duelos desta semana
Como demonstrado acima, veremos duelos entre dois times muito equilibrados, que têm um jogo coletivo forte. Warriors e Suns chamam a atenção tanto nas estatísticas ofensivas quanto nas defensivas.
No clutch time (quando o placar chega a até cinco pontos de diferença nos últimos cinco minutos da partida), o time californiano tem a melhor eficiência defensiva. Já o do Arizona tem a melhor eficiência ofensiva.
Por isso, esperamos ver duas partidas sendo decididas nos detalhes. Os principais pontuadores de cada equipe – Stephen Curry e Devin Booker – deverão ter uma atenção especial por parte das defesas. Além disso, estou curioso para observar como será o ritmo da partida, já que os times estão no Top 6 de maiores paces da temporada.
Porém, acima de tudo, a expectativa é por duelos de alto nível, com os times mais dominantes até o momento mostrando qualidades nos dois lados da quadra. Ah, vale lembrar que Warriors e Suns também irão se enfrentar na rodada especial de Natal deste ano, em Phoenix, com transmissão da ESPN. O fã da NBA é mesmo privilegiado.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Apostas – Promocode JUMPER