Russell Westbrook, Kevin Durant e o Golden State Warriors foram alguns dos grandes vencedores da edição deste ano do ESPY’s, premiação realizada pela ESPN para homenagear os melhores do esporte. Os representantes da NBA receberam os principais troféus individual masculino e coletivo do evento, que completou 25 anos de existência na noite desta quarta-feira.
Eleito MVP da temporada, Westbrook levou o prêmio de melhor atleta masculino de 2017. O armador do Oklahoma City Thunder superou Kris Bryant (baseball), Sidney Crosby (hóquei no gelo) e Michael Phelps (natação) após alcançar a inédita marca de 42 triplos-duplos em uma temporada da liga e conduzir sua equipe aos playoffs mesmo após o “trauma” da saída de Durant.
Curiosamente – e sem nenhuma lógica aparente –, Westbrook estava indicado e perdeu o prêmio de melhor jogador da NBA para o astro LeBron James, do Cleveland Cavaliers.
Campeão da liga, o Warriors foi escolhido melhor time do ano depois de cravar a melhor campanha da história dos playoffs da NBA: 16 vitórias em 17 partidas. Durant, o armador Stephen Curry e o pivô Zaza Pachulia foram ao palco para buscar o troféu e agradeceram o reconhecimento pelo que resumiram como “um ano inacreditável”.
Durant, por sua vez, ganhou um troféu por melhor performance em conquista de título. O craque foi premiado pelas atuações na série de cinco partidas contra o Cavaliers – especialmente, o impressionante desempenho nos minutos finais do terceiro jogo da série. Ele converteu o arremesso de três pontos que decretou a virada do Warriors, na vitória por 118 a 113.
Entre outros prêmios da noite, a ginasta Simone Biles – vencedora de quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro – levou o prêmio de melhor atleta feminina do ano e o velocista Usain Bolt, tricampeão olímpicos dos 100m rasos, foi premiado como melhor atleta internacional.