A ótima temporada que o Houston Rockets vem fazendo é reflexo direto da contratação de James Harden, adquirido em outubro junto ao Oklahoma City Thunder. No entanto, o ala-armador quase foi parar em outro time. De acordo com Bill Simmons, do site Grantland, a primeira franquia a procurar os dirigentes de Oklahoma quando o atleta foi disponibilizado para trocas foi o Golden State Warriors.
O gerente-geral do Thunder, Sam Presti, exigiu o ala-armador Klay Thompson e uma escolha de primeira rodada no próximo draft para liberar Harden. O Warriors, porém, só aceitaria a negociação se pudesse envolver os contratos do pivô Andris Biedrins ou do ala Richard Jefferson por vínculos expirantes. As conversas terminaram naquele ponto.
A exigência da equipe de Oakland foi uma necessidade do ponto de vista salarial. Simmons explica que os dirigentes temiam estourar de forma significativa o teto salarial da liga em 2014 com as extensões do ala-armador e Stephen Curry, além dos contratos já em vigência de David Lee, Andrew Bogut, Jefferson e Biedrins.
Harden, de 23 anos, faz a melhor temporada da carreira em seu ano de estreia pelo Rockets. Em 62 partidas disputadas, ele anota médias de 26.4 pontos, 4.8 rebotes, 5.9 assistências, 1.8 roubo de bola e 45% de aproveitamento nos arremessos de quadra.