Se a temporada da NBA terminasse agora, o Los Angeles Lakers e o Golden State Warriors estariam no play-in. A situação não é inédita, mas ambos estariam em um cenário ainda mais difícil do que anos anteriores. Os times ocupam as nona e décima posições do Oeste e, assim, não podem chegar “juntos” aos playoffs. E, para a lenda Isiah Thomas, só são relevantes competitivamente por causa da repescagem.
“Essas duas equipes, para começar, precisam agradecer a NBA por existir o play-in nos últimos dois anos. Eles deveriam dizer obrigado a Adam Silver todos os dias porque, se não existisse essa repescagem, nem estariam nos playoffs. Isso é uma loucura, mas só por isso que estamos falando deles agora”, afirmou o ídolo do Detroit Pistons. A declaração acontece durante programa da NBA TV.
É preciso ressaltar, no entanto, que Lakers e Warriors estão em momentos diferentes. Os angelinos venceram três partidas consecutivas e olham para cima, pois a diferença para a sexta posição está em só três jogos. A franquia de San Francisco, por outro lado, tem só meio jogo de vantagem sobre o Houston Rockets e vê o 10o lugar ameaçado. Vale lembrar que os texanos vêm de oito vitórias consecutivas.
“Eu acho que Golden State vai segurar essa 10a posição por causa da experiência que possuem. Mas Houston está chegando e é uma ameaça real porque joga duro e com muita vontade. Venceu oito jogos seguidos com um elenco jovem e muito confiante. Então, precisam seguir ganhando. Afinal, existe alguém batendo na porta – e só na espera de uma brecha”, avisou o integrante do Hall da Fama.
Leia mais sobre o Los Angeles Lakers
- Lakers estaria otimista sobre chance de contratar DeMar DeRozan
- “Defesa do Lakers é uma atrocidade”, dispara analista
- Com LeBron e Curry, Lakers e Warriors vivem “último suspiro”
Últimos dois anos?
Embora o argumento de Thomas esteja claro, o recorte temporal que utilizou não foi dos mais adequados. É verdade que, nessa temporada, Lakers e Warriors devem depender do play-in para chegar aos playoffs da NBA. Mas Golden State, por exemplo, conseguiu classificação direta para os playoffs nos últimos dois anos. Os angelinos, por sua vez, foram uma vez para a repescagem e conseguiram a vaga com vitória na primeira partida.
O sistema de repescagem começou a ter o seu formato atual em 2021. Desde então, o Lakers participou do mata-mata das últimas colocações duas vezes. O Warriors disputou em só uma oportunidade. Em todas, os dois acabaram a fase de classificação na sétima ou oitava posições. Então, pelo sistema antigo de classificação (TOP 8), teriam chegado aos playoffs de qualquer forma.
Um jogo por vez
É claro que nenhuma equipe quer disputar o play-in. É um formato que não dá margem para erros, pois uma noite ruim pode desclassificá-lo contra um time que fez campanha pior. LeBron James, no entanto, já entendeu que essa não é uma luta contra a tabela de classificação. O Lakers precisa preocupar-se com si mesmo e com o rendimento em quadra. Depois, olhar para o que a classificação.
“Nós não estamos tão focados na posição em que vamos terminar. Afinal, não temos como controlar isso. Se os outros times estiverem jogando bem, isso é algo que está fora de nossas mãos. O que a gente precisa fazer é entrar em quadra, tentar jogar o nosso melhor basquete e, com isso, vencer o máximo número de partidas. A colocação, por fim, vai ser só um produto disso”, explicou o veterano craque.
Hoje, LeBron e o Lakers teriam que vencer duas partidas no play-in para retornar aos playoffs. Mas, nesse momento, só uma partida realmente lhes importa: a próxima. “Sabemos a nossa posição na tabela, mas isso não vai ditar o que fazemos. As últimas semanas têm sido de muita oscilação para todos. Então, nós precisamos viver um jogo de cada vez”, concluiu.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA