(8) Houston Rockets 78 x 104 Golden State Warriors (1)
https://www.youtube.com/watch?v=uu1laGsj1Ig
O Golden State Warriors não teve piedade do Houston Rockets no primeiro jogo da série de playoffs entre as equipes. Jogando diante de sua torcida, e com uma sólida atuação defensiva, o atual campeão da NBA atropelou o time texano e fez 104 a 78.
Desde o começo, o Warriors foi soberano em quadra. Com Stephen Curry mais uma vez acertando quase tudo o que arremessava e a defesa não dando espaços ao principal jogador do Rockets – James Harden -, o time de Oakland abriu logo 33 a 15 no primeiro período.
O panorama da partida não se alterou nos períodos posteriores. Enquanto a equipe de Houston cometia vários erros (foram 24 desperdícios de bola no total), o Warriors aproveitava para deslanchar no marcador e garantir logo o resultado.
O único susto que a torcida do time californiano levou foi no terceiro quarto, quando Curry deixou a quadra após uma lesão no tornozelo direito. Ele foi para o vestiário tratar da lesão e retornou para o banco de reservas. Como os rumos da partida já estavam definidos, o técnico Steve Kerr achou melhor poupar o armador. Em apenas 19 minutos em quadra, Curry foi o cestinha do embate, com 24 pontos. Após a partida foi noticiado que o atual MVP da liga é dúvida para o jogo 2 da série.
Um detalhe que chamou a atenção no duelo deste sábado foi que Harden, o jogador que mais bate lance livre na NBA (média de 10.2 por jogo), não cobrou um sequer nos 32 minutos em que ficou em quadra. Com isso foi quebrada uma sequência de 148 jogos em que o camisa 13 do Rockets havia batido pelo menos um lance livre.
As duas equipes voltam à quadra nesta segunda-feira (18), novamente em Oakland. A partida terá início às 23h30 e será transmitida pelo SporTV.
Destaques
Houston
James Harden: 17 pontos, 7-19 nos arremessos de quadra e seis desperdícios de bola
Dwight Howard: 14 pontos e 11 rebotes
Golden State
Stephen Curry: 24 pontos, sete rebotes, três roubadas de bola, cinco bolas de três pontos convertidas, 19 minutos em quadra
Klay Thompson: 16 pontos, cinco rebotes e quatro assistências
Draymond Green: 12 pontos, dez rebotes, quatro assistências e quatro tocos
Marreese Speights: 12 pontos e cinco rebotes
(7) Indiana Pacers 100 x 90 Toronto Raptors (2)
https://www.youtube.com/watch?v=VrJ3vyLTt6Y
A síndrome da primeira rodada voltou a atormentar o Toronto Raptors. Assim como ocorreu nas últimas duas temporadas, a equipe canadense perdeu o primeiro jogo em casa nos playoffs. Liderado pelo ala Paul George, o Indiana Pacers foi até o Air Canada Centre e bateu o Raptors por 100 a 90.
O time de Toronto até que começou bem a partida, com destaque para o pivô Jonas Valanciunas, um brigador na área pintada. O jogador lituano anotou oito pontos e pegou 15 rebotes na primeira metade. O duelo no primeiro tempo foi equilibrado, com as defesas se sobressaindo (45 a 43 a favor do Raptors). George, ate então, tinha uma atuação tímida, com apenas seis pontos anotados.
Na volta do intervalo, o camisa 13 do Pacers tomou conta do jogo. Imparável, George anotou 27 dos 57 pontos da equipe de Indianápolis e foi o destaque da partida. O detalhe é que essa foi a maior pontuação de um jogador da franquia em jogo de abertura de uma série de playoffs desde Reggie Miller, que anotou os mesmos 33 pontos no duelo contra o New York Knicks, em abril de 1993.
Pelo lado do Raptors, as principais estrelas do time – Kyle Lowry e DeMar DeRozan – atuaram muito mal. Juntos, eles combinaram para apenas 25 pontos, nove desperdícios de bola e 8-32 nos arremessos de quadra (aproveitamento de 25%). Valanciunas, o melhor dos titulares de Toronto, foi eliminado em faltas e jogou apenas 21 minutos. Ele deixou a quadra com o duplo-duplo: 12 pontos e 19 rebotes (melhor marca na temporada). O cestinha do Raptors foi o armador reserva Cory Jospeh, com 18 pontos.
Os dois times se enfrentam novamente em Toronto, na próxima segunda-feira (18), a partir das 20h (horário de Brasília).
Destaques
Indiana
Paul George: 33 pontos, quatro rebotes, seis assistências, quatro roubadas de bola, dois tocos e quatro bolas de três pontos convertidas
Monta Ellis: 15 pontos, cinco assistências e três roubadas de bola
Solomon Hill: 13 pontos e 10-10 nos lances livres
Myles Turner: dez pontos, cinco rebotes e cinco tocos
George Hill: dez pontos
Toronto
Cory Joseph: 18 pontos
DeMar DeRozan: 14 pontos, quatro assistências, três desperdícios de bola e 5-19 nos arremessos de quadra
Jonas Valanciunas: 12 pontos e 19 rebotes
Kyle Lowry: 11 pontos, sete rebotes, seis desperdícios de bola e 3-13 nos arremessos de quadra
(5) Boston Celtics 101 x 102 Atlanta Hawks (4)
https://www.youtube.com/watch?v=1YJyZRMzB-E
Em um jogo eletrizante, decidido apenas nos segundos finais, o Atlanta Hawks derrotou o Boston Celtics, em seus domínios, por 102 a 101, e abriu vantagem na série.
A equipe de Atlanta começou o jogo em um ritmo muito forte e atropelou no primeiro período (30 a 19). Já o Celtics errou bastante na defesa e forçou vários arremessos. Para se ter uma ideia, o time visitante acertou apenas uma de nove tentativas em bolas de três pontos. No segundo quarto, o Hawks seguiu melhor em quadra e o Celtics continuou errando muitos arremessos. Os donos da casa foram para o intervalo com uma vantagem confortável de 17 pontos no placar: 51 a 34.
Já no terceiro período, o técnico Brad Stevens optou por uma formação mais baixa, com Evan Turner no lugar de Amir Johnson. A mudança deu certo e o time de Boston começou se impor defensivamente. O reserva Marcus Smart também entrou bem e o Celtics encostou no marcador. A vantagem do Hawks caiu para apenas sete pontos ao final do quarto. No período derradeiro, o Celtics chegou a virar o placar, mas sofreu um duro golpe com a saída de seu melhor defensor. O ala armador Avery Bradley foi para o vestiário com uma lesão na perna direita e não retornou mais à quadra.
A seis segundos do final, quando o placar apontava 100 a 95 a favor do Hawks, o ala Jae Crowder acertou uma bola de três e o Celtics voltou a ter esperanças em uma virada. Em seguida, Teague converteu os dois lances livres e a vantagem do Hawks novamente foi para quatro pontos. Quando restavam quatro décimos para o fim, Isaiah Thomas converteu um chute de longa distância e o time visitante seguiu vivo no jogo. Na reposição final, Smart conseguiu roubar a bola, mas errou o arremesso de sua quadra. O detalhe é que o cronômetro já havia zerado e, se o chute improvável tivesse caído, não seria validado.
Os dois times voltam à quadra na próxima terça-feira (19), novamente em Atlanta. A partida terá início às 20h (horário de Brasília).
Destaques
Boston
Isaiah Thomas: 27 pontos, oito assistências e quatro bolas de três pontos convertidas
Avery Bradley: 18 pontos
Marcus Smart: 15 pontos e cinco rebotes
Jae Crowder: 14 pontos, dez rebotes e quatro assistências
Evan Turner: dez pontos, oito rebotes e cinco assistências
Atlanta
Al Horford: 24 pontos, 12 rebotes e dois tocos
Jeff Teague: 23 pontos, quatro rebotes e 12 assistências
Kent Bazemore: 23 pontos, oito rebotes e dois tocos
Paul Millsap: 14 pontos, sete rebotes e três tocos
Mike Scott: 14 pontos e cinco rebotes
(6) Dallas Mavericks 70 x 108 Oklahoma City Thunder (3)
https://www.youtube.com/watch?v=H99RtqB35sc
Destaques
Dallas
Dirk Nowitzki: 18 pontos e quatro rebotes
Oklahoma City
Russell Westbrook: 24 pontos, cinco rebotes e 11 assistências
Kevin Durant: 23 pontos, cinco rebotes e cinco assistências
Serge Ibaka: 17 pontos, nove rebotes e três tocos
Enes Kanter: 16 pontos e 13 rebotes