O brasileiro Vítor Benite foi o grande destaque do San Pablo Burgos na conquista inédita da Copa Intercontinental da FIBA. Realizada em partida única, no Ginásio Obras Sanitarias, em Buenos Aires, a competição teve a vitória do time espanhol, vencedor da Champions League da Europa, sobre o Quimsa (ARG), campeão da Liga dos Campeões da América, por 82 a 73.
O título inédito do Burgos veio apenas quatro anos depois do clube ascender à elite do basquete do seu país. Esta é a nona vez que uma agremiação espanhola ergue a taça, a segunda seguida, já que, em 2020, o campeão havia sido o Tenerife.
Com a ausência de Álex Renfroe, mas com Álex Berrera e Ken Horton recuperados de lesão, o time comandado por Joan Peñarroya teve o ala-armador brasileiro como destaque. O detalhe é que Benite já havia sido campeão intercontinental em 2014, quando defendia o Flamengo.
O primeiro tempo dos buragleses foi impressionante, realizando grande atuação no ataque e na defesa, especialmente no segundo quarto. Vítor Benite, Thad McFadden e Dejan Kravic marcaram mais de dez pontos e imprimiam um ritmo que os argentinos não conseguiam seguir. Além disso acertaram oito de seus 15 arremessos de três pontos, indo para o intervalo 24 pontos à frente (56 x 32).
No entanto, o Quimsa não se rendeu e o norte-americano Brandon Robinson, MVP na conquista continental e algoz do Flamengo, resolveu aparecer, com 13 pontos somente no terceiro quarto, enquanto os espanhóis se desconcentraram e contavam apenas com Vitor Benite, bem o tempo todo em quadra.
A diferença caiu pela metade (67 x 55) e o time anfitrião se empolgou. Joan Peñarroya reuniu seus atletas e afirmou que a vitória não chegaria pela via ofensiva, mas sim através de controle de bola, defesa, rebote e definição com Vitor Benite.
Eleito o MVP da partida, o brasileiro não faz jogadas plásticas, nem de agilidade, porém na hora de decisão é ele quem pede a bola, assume o risco dos arremessos e lidera a sua equipe. Terminou com 19 pontos (cinco bolas de três certas em oito lançadas) e que deixaram sem utilidade os 25 pontos e sete rebotes do cestinha Brandon Robinson. Em 27 minutos em quadra conseguiu também dois rebotes defensivos, três assistências e um roubo de bola. Outro destaque do San Pablo Burgos foi Jasiel Rivero, autor de um duplo-duplo (dez pontos e dez rebotes).
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
YouTube
Twitter
Facebook