O Phoenix Suns deve anunciar esta semana, assim que o mercado de agentes livres começar, a dispensa do ala-armador Vince Carter. A decisão já havia sido tomada desde junho, mas em virtude do locaute prolongado só poderá ser colocada em prática a partir desta sexta-feira, dia 9.
O time de Phoenix vai exercer a opção de encerrar o vínculo com o jogador, evitando, assim, arcar com os 18 milhões de dólares restantes do seu contrato. Carter vai receber quatro milhões de dólares pelo buyout (compra do final de seu contrato).
A saída de Carter já era esperada, pois vai dar flexibilidade financeira à franquia. O jogador, de 34 anos, chegou ao Suns após uma troca com o Orlando Magic, em dezembro do ano passado, e não teve um bom desempenho. Suas médias foram de 13.5 pontos, 3.6 rebotes e 1.5 assistências, em 51 partidas.
Com a dispensa, Carter será agente livre irrestrito nesta offseason. Ele já declarou que deseja atuar mais duas temporadas na NBA antes de se aposentar. Até o momento, Chicago Bulls, Miami Heat e San Antonio Spurs são os times interessados no veterano.