A última temporada da carreira de Vince Carter será disputada com o uniforme do Atlanta Hawks. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, o ídolo de 42 anos fechou a renovação de seu contrato com a equipe e seguirá no papel de mentor do jovem elenco da Geórgia. Ele deve receber o salário mínimo para veteranos (cerca de US$2.6 milhões) por seus serviços no período.
Com a notícia, o veterano parte para sua 22ª temporada na NBA e quebra recorde histórico de longevidade na liga – pertencente às 21 campanhas de Robert Parish, Kevin Willis, Kevin Garnett e Dirk Nowitzki. O astro ainda pode estabelecer outra marca impressionante: se jogar uma vez que seja em 2020, ele vai ser o primeiro jogador a realizar partidas em quatro décadas diferentes na NBA.
Carter é um dos jogadores mais populares e plásticos de sua geração, além de ser reverenciado como um dos melhores enterradores (dunkers) de todos os tempos. Seu currículo inclui o prêmio de calouro do ano na liga em 1999, o troféu do Slam Dunk Contest de 2000, oito convocações para o Jogo das Estrelas e uma medalha de ouro olímpica com a seleção dos EUA em Sydney-2000.
Em Atlanta, o ala-armador atuará ao lado de sete atletas com 23 anos ou menos. A principal aposta do Hawks para o futuro, Trae Young, tinha só quatro meses de idade quando Carter disputou sua primeira partida na NBA. Em quase 1.500 jogos disputados na carreira, o futuro integrante do Hall da Fama possui médias de 17.2 pontos, 4.4 rebotes e 3.2 assistências.