Zion Williamson não precisou de muito tempo para tornar-se o novo protagonista do basquete universitário e, hoje, dispara rumo à primeira escolha do próximo draft. Foi uma ascensão meteórica, que não passa despercebida nem pelos mais importantes atletas da NBA. Jogador mais velho ativo na liga, o veterano Vince Carter já está convencido de que o freshman de Duke é um talento singular.
“Obviamente, Zion tem potencial para ser a primeira escolha do draft. Eu acho que isso não é discutível. Ele é superatlético e já possui um físico preparado para jogar profissionalmente, mas acredito que tenha muita capacidade técnica também. Não tenho dúvidas de que estará pronto para a NBA”, elogiou o ala do Atlanta Hawks e oito vezes all star, em entrevista à ESPN.
Carter consegue enxergar muitas semelhanças entre sua trajetória como prospecto e a trilhada por Williamson agora: os dois são grandes talentos da NCAA, com uma condição atlética rara, que ficaram conhecidos do grande público pelas sensacionais enterradas. Para o futuro integrante do Hall da Fama, o desafio do jovem entre os profissionais será mostrar que é mais do que jogadas de efeito.
“Uma coisa que eu aprendi quando entrei na liga é que sou atlético, mas há vários jogadores aqui que também são. O diferencial está em que mais você oferece em quadra. Acho que ele vai passar por essa fase, como passei no início da carreira. Todos só olham para suas enterradas hoje, mas vão começar a questionar o que mais você faz”, explicou o veterano de mais de 1.400 jogos na NBA.
No fim das contas, Carter mostrou técnica e longevidade para ficar mais de duas décadas na NBA. E qual conselho alguém que foi draftado em 1998 e ainda está jogando pode dar a uma promessa nascida em 2000? “Eu só diria para não se apressar, desenvolver seu jogo com calma, pois a NBA é totalmente diferente em termos de expectativas e obrigações”, aconselhou o ídolo.