Victor Wembanyama: “Não há time errado para mim na NBA”

Aberto a desafios, provável primeira escolha do próximo draft mira evolução constante e não teme destino nos EUA

victor wembanyama nba time Fonte: JULIEN DE ROSA / AFP

Qual vai ser o primeiro time de Victor Wembanyama na NBA? Eis uma pergunta que mobiliza os bastidores da liga e divide a atenção até com a disputa do título. Nós estamos falando, afinal, do melhor prospecto que a liga testemunha desde LeBron James. Muitos fãs e analistas temem a equipe em que o jovem francês pode iniciar a carreira nos EUA. Mas o próprio atleta não se preocupa com isso.

“Sempre fui o mais jovem em elencos com jogadores mais velhos, então não tenho medo de nada. Não estou preocupado, por isso, com o que vai acontecer no draft. Não existe organização ruim para mim. Eu nunca vou dizer para mim mesmo, por exemplo, que não devo jogar nesse ou aquele lugar. Não há time errado na NBA para mim”, cravou o potencial astro, em entrevista à ESPN.

Publicidade

É impossível, no entanto, manter-se alheio às discussões em torno do seu nome no mundo do basquete. Especialistas definem Wembanyama como um jogador nunca visto antes. Várias franquias da liga, como resultado, simplesmente abriram mão de suas pretensões competitivas na NBA para terem a chance de selecioná-lo. Os seus jogos na França até são transmitidos no League Pass.

“O basquete não mudou para mim. Há mais comentários externos porque eu tenho mais responsabilidades e expectativas. Mas ainda é o mesmo jogo. Eu amo vencer jogos e, mais do que isso, odeio perder. Quero construir um legado a ser lembrado nesse esporte. Sei que isso, no entanto, não se faz em um dia. É algo que preciso construir com pequenas ações a cada dia”, afirmou o prodígio.

Publicidade

Leia mais

Único

Wembanyama é, antes de tudo, um prospecto único. Um atleta de 2,26m de altura, afinal, não costuma ter o seu arremesso e capacidade de criação saindo do drible. Finalizou com alto aproveitamento, além disso, contra qualquer profissional que já encarou no garrafão. Nem é preciso falar sobre o seu impacto defensivo com essas dimensões. E ele está pronto para desafiar os limites do seu talento.

“Eu não posso realmente ter exemplos a serem seguidos, a princípio. Quando você tem 2,20m de altura, afinal, está jogando um esporte diferente de um armador de 1,90m. Então, eu tenho que ser inovador na forma como jogo. Preciso criar coisas novas e, além disso, diversificar as minhas habilidades. Assim, as pessoas não vão ficar entendidas”, explicou o jogador de 19 anos recém-completos.

Publicidade

O talento do prospecto é tão impressionante, aliás, que surpreende até quem já o conhece há anos. “Vi esse cara acertar cinco arremessos de três pontos seguidos com a mão direita e, então, fazer o mesmo com a esquerda. Imediatamente em seguida. Foi, certamente, a coisa mais louca que vi em minha vida no basquete”, contou Maxime Raynaud, um amigo de infância e ex-companheiro de time.

Desafios

A primeira escolha do draft da NBA está garantida para Victor Wembanyama, não importa qual seja o time que vença a loteria. Mas, mesmo assim, a sua ânsia por desafios e desenvolvimento levou-o a arriscar antes de chegar aos EUA. Ele deixou a sua estabilidade no Nanterre para ser o centro de um projeto no Metropolitans 92. Possui médias de 22,2 pontos, 9,5 rebotes e 3,1 tocos nessa temporada.

Publicidade

“Eu não ponderei os riscos quando resolvi mudar de equipe, pois não penso nisso. Acho que esse não é o meu papel. Mas, provavelmente, os meus pais pensaram. Eles fazem isso por mim porque não é a forma como vejo as coisas. Tudo o que faço e os desafios que assumo projetam a quadra. E eu tenho certeza de que vou ser bem sucedido”, sentenciou o jovem craque.

Assumir riscos e desafios não fazem sentido para alguém na posição e com o status de Wembanyama. Fazem sentido, no entanto, para o garoto enquanto competidor. “Quando você sabe quem é e os seus objetivos, isso faz a vida mais fácil. E o que quero, em síntese, é exceder as expectativas das pessoas”, finalizou.

Publicidade

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários