Victor Wembanyama já caminha a passos largos para levar o prêmio de melhor jogador estreante da NBA nessa temporada. Afinal, o novato lidera a liga em tocos e deverá ser o segundo calouro do século a ter médias de 20 pontos e dez rebotes. Mas isso tende a ser só o começo para um dos prospectos mais badalados da história. Kendrick Perkins, por exemplo, aposta que o grande futuro do francês está mais perto do que se pensa.
“Victor ainda está se adaptando ao jogo da liga e, mesmo assim, já lidera a temporada em média de arremessos bloqueados. Ofensivamente, além disso, também é uma força em ascensão. Eu realmente acredito, então, que Victor vai ser o melhor jogador da NBA em três anos. E, aliás, vai ser o melhor nos dois lados da quadra”, projetou o analista da ESPN, em entrevista ao apresentador Pat McAfee.
Wembanyama, até agora, anota 20,7 pontos, 10,3 rebotes e 3,4 tocos na campanha de estreia no basquete dos EUA. Assim, ele é um dos 14 atletas a possuir média de duplo-duplo na NBA. O Spurs, mesmo assim, só conquistou 13 vitórias em 63 partidas nessa temporada. Por isso, Perkins acredita que a franquia deve aumentar a sua urgência na construção de um plantel competitivo em torno do francês.
“Sei que muita gente questionou por aí quando disse isso, mas acho que San Antonio já está sob pressão. Afinal, Victor disse que quer vencer. E deseja vencer agora. É preciso respeitar essa sua vontade, pois olhe o elenco em torno dele. Para ser sincero, nós dois poderíamos estar lá e teriam o mesmo recorde. Eles precisam de melhorias nesse time rápido”, alertou o controverso comentarista.
Leia mais sobre Victor Wembanyama
- Draymond Green: “Wembanyama não deve ser eleito defensor do ano”
- Kylian Mbappe crava Victor Wembanyama como novato do ano na NBA
- Gregg Popovich: “Victor Wembanyama tem sido melhor do que esperava”
Recrutador
Mas falar em reforçar uma equipe teoricamente em reconstrução, antes de tudo, é uma tarefa difícil. Como é possível convencer um agente livre importante a juntar-se a uma equipe com 13 vitórias? Para Perkins, a princípio, os texanos só precisam não interferir em um processo que é muito simples. Ele acredita que Wembanyama é um recrutador natural assim que entra em quadra.
“Eu tenho certeza de que os jogadores vão querer jogar em San Antonio por causa de Victor e Gregg Popovich. E isso não é um ‘achismo’. Damian Lillard, por exemplo, aceitaria ser trocado para lá porque esse garoto vai ser fantástico. Lembre-se que o Spurs estava na lista de destinos dele”, apontou o ex-jogador. Essa afirmação é bem contestável, pois, na época, o craque só queria ser negociado para o Miami Heat.
Aprendendo a defender
Sempre se imaginou que Victor Wembanyama seria um jogador defensivo de primeira linha assim que chegasse à NBA. E, apesar da péssima campanha do Spurs, pode-se dizer que ele possui esse impacto. No entanto, o mais impressionante para Popovich é o quanto o jovem ainda pode crescer nesse sentido. O treinador ressalta: ele só está começando a aprender como se marca na liga.
“Victor ainda está aprendendo sobre quem marca nessa liga, pois não faz ideia de quem sejam esses jogadores. É claro que sabe os nomes e já viu vídeos de todos. No entanto, isso não significa nada até que você entra em quadra contra eles. Então, cada partida é um processo de educação para esse menino”, ponderou o técnico mais bem pago da NBA hoje.
É comum que os fãs menos assíduos meçam o impacto defensivo de um atleta por seus tocos, por exemplo. Mas Popovich vê o crescimento de Wembanyama em outro sentido. “Todos veem os tocos de Victor, mas acho que a sua compreensão dos nossos esquemas defensivos só melhora a cada dia. E, mais do que isso, está entendendo que ele precisa nos liderar nesse lado da quadra”, concluiu o veterano.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA