A liderança na corrida de melhores calouros da temporada 2023/24 da NBA está com Victor Wembanyama de novo. Após duas semanas no segundo lugar, o francês do San Antonio Spurs é o líder novamente. Então, seque em uma briga acirrada com Chet Holmgren. A atualização foi feita pela liga na última quarta-feira (10).
O ranking, aliás, teve menores mudanças em relação a outras semanas. Para ser mais exato, apenas uma mudança de posição em toda a lista e um novo atleta entrando no top 10. Sem mais delongas, confira o que mudou na nova atualização para o prêmio de Calouro do Ano.
Revezamento segue
Desde que a atual campanha começou, a disputa entre Wembanyama e Holmgren segue sendo intensa. Nas primeiras três semanas, a primeira escolha do Draft reinou na liderança. Mas, nas três semanas seguintes, foi o pivô do Oklahoma City Thunder quem assumiu a ponta.
Depois disso, as jornadas iguais continuaram. Mais duas semanas de topo para o camisa 1 do Spurs, e depois outras duas semanas com a segunda escolha do Draft de 2022. Então, a liderança volta para o francês.
O astro de San Antonio só atuou em dois jogos na semana, mas brilhou, mesmo que em derrotas para o Milwaukee Bucks e o Cleveland Cavaliers. É bom lembrar também que ele está jogando com uma limitação de no máximo 26 minutos por partida. Ainda assim, Victor Wembanyama foi capaz de marcar pelo menos 24 pontos, nove rebotes e cinco tocos em cada um desses jogos, assumindo assim a liderança do ranking de calouros da NBA.
Chet Holmgren, no entanto, não caiu de produção. Apesar dos bons aproveitamentos, ficou abaixo dos 20 pontos em duas derrotas da equipe para Atlanta Hawks e Brooklyn Nets. Brilhou com seu terceiro jogo de 30 pontos em 2023/24 na vitória sobre o Washington Wizards, mas ainda foi ultrapassado na corrida.
Leia mais!
- Boletim de rumores e trocas da NBA (09/01/2024)
- Do que os times precisam na trade deadline da NBA?
- Victor Wembanyama atinge marca histórica em derrota do Spurs
Podziemski sobe e Lively desce
Se existe uma boa notícia no Golden State Warriors de 2023/24, essa é Brandin Podziemski. Apesar da má fase da equipe, o calouro segue entregando um pouco de tudo em cada setor do jogo para tentar ajudar. Ele não teve nenhuma atuação ofensiva primorosa na última semana, mas tem mantido sua eficiência em um volume baixo de arremessos. Além disso, tem sido uma arma em rebotes e assistências.
Mesmo na derrota dura para o Toronto Raptors, ele pegou oito rebotes, distribuiu quatro assistências e não cometeu erros de ataque. Por exemplo, ele é o quarto armador que mais pega rebotes ofensivos na NBA em 2023/24. Assim, subiu do sexto para o quinto lugar.
Quem perdeu a quinta posição foi o pivô do Dallas Mavericks, Dereck Lively. O jovem só atuou em um jogo da semana, a vitória tranquila contra o Portland Trail Blazers. Mas saiu machucado, após atuar por 19 minutos. Isso porque sofreu uma torção no tornozelo esquerdo.
O impacto de Lively tem sido ótimo para Dallas. Aliás, ele volta às quadras no duelo com o New York Knicks nesta quinta-feira (11). Entretanto, o jovem se ausentou de sete das últimas 12 partidas do Mavericks. Por isso, caiu na lista.
Hawkins volta e Camara sai
Jordan Hawkins é a última mudança do top 10 desta semana. O especialista em bolas de três voltou a receber minutos após a lesão de Jose Alvarado no New Orleans Pelicans. Ele atuou por 24 minutos no triunfo sobre o Sacramento Kings e converteu quatro de oito bolas de três nos últimos dois jogos. Mas a recente alta de minutos não deve durar tanto, já que Alvarado ficou doente. Ainda assim, a NBA premiou o ala com um retorno aos dez melhores novatos da temporada.
Toumani Camara deixou a lista. Ele segue impactando o Portland Trail Blazers com rebotes e com duas atuações de mais de dez pontos. Porém, as derrotas duras da equipe na última semana, com um desempenho defensivo abaixo da média, tiraram o jogador que foi selecionado no fim da segunda rodada do Draft de 2023.
Ranking de calouros:
Confira, então, o ranking de calouros da NBA, com a liderança de Victor Wembanyama.
1. Victor Wembanyama (Spurs): 19.3 pontos, 10.1 rebotes, 3.3 tocos, 2.8 assistências e 1.2 roubo de bola em 29.2 minutos
2. Chet Holmgren (Thunder): 17.8 pontos, 7.3 rebotes, 2.7 assistências e 2.6 tocos em 30 minutos
3. Jaime Jaquez (Heat): 13.7 pontos, 3.8 rebotes, 2.7 assistências e 1.1 roubo de bola em 30.4 minutos
4. Brandon Miller (Hornets): 14.3 pontos, 3.9 rebotes e 2.2 assistências em 31 minutos
5. Brandin Podziemski (Warriors): 9.2 pontos, 5.4 rebotes, 3.3 assistências e um roubo de bola em 23.8 minutos
6. Dereck Lively III (Mavericks): 8.7 pontos, 7.6 rebotes, 1.4 tocos e 1.3 assistências em 25.2 minutos
7. Keyonte George (Jazz): 11 pontos, 4.5 assistências e 3.1 rebotes em 25.1 minutos
8. Scoot Henderson (Blazers): 12.1 pontos, cinco assistências e 2.9 rebotes em 27.8 minutos
9. Ausar Thompson (Pistons): 8.3 pontos, 6.7 rebotes, 2.1 assistências e um toco em 24 minutos
10. Jordan Hawkins (Pelicans): 10.3 pontos, 2.8 rebotes e 1.4 assistências em 22.3 minutos
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA