Victor Wembanyama revelou os seus planos para as Olimpíadas de Paris, em 2024. De acordo com o jornal L’Equipe, o jovem confirmou presença nos Jogos Olímpicos. Além disso, o jogador do San Antonio Spurs falou que o objetivo é conquistar a medalha de ouro em casa.
“Ter sucesso nas Olimpíadas seria uma grande história. E não haverá outro objetivo além do ouro. Claro, estarei presente nas Olimpíadas”, disse a primeira escolha do Draft 2023.
Wembanyama falou ainda sobre a campanha ruim da França na Copa do Mundo. Afinal, a seleção foi eliminada ainda na primeira fase, após derrotas para Canadá e Letônia. No entanto, ele se mantém otimista para os Jogos Olímpicos.
“Assisti à Copa do Mundo e o resultado foi muito decepcionante. No entanto, não estou preocupado. Não tenho nenhum julgamento a fazer, já que eu não estava no time. Além disso temos jogadores de alto nível. Enfim, sinto que isso não altera a oportunidade de fazer algo grande em Paris no ano que vem”, declarou o atleta de 19 anos.
De última hora, Wembanyama decidiu não disputar o Mundial. O jovem astro abdicou do torneio para focar na temporada de estreia na NBA. Ou seja, ele optou por concentrar suas energias no Spurs.
Leia Mais!
Victor Wembanyama projeta Spurs nos playoffs
Victor Wembanyama não deve ser o pivô do Spurs no seu ano de estreia
“Meu objetivo é ganhar dos EUA na final das Olimpíadas de 2024”, revela Victor Wembanyama
“Não seria realista em termos de desenvolvimento e não seria prudente em termos de saúde. Espero que as pessoas entendam. É frustrante para mim também. A seleção da França ainda é fundamental para mim. Quero ganhar o máximo de títulos possível com a equipe. Mas, agora, é um sacrifício necessário”, afirmou Wembanyama.
Por outro lado, o francês garantiu que foi uma escolha própria. Ou seja, não houve pressão do Spurs para não disputar o Mundial. Segundo o atleta, a franquia de San Antonio apoiaria qualquer decisão que tomasse. No entanto, sua equipe médica o aconselhou a se manter nos Estados Unidos.
Wembanyama disputou 62 partidas na última temporada. Isso porque ele levou o Metropolitans 92 ao título da Liga Francesa. Incluindo o seu primeiro ano com o Spurs e as Olimpíadas, ele calculou que jogará cerca de 170 jogos em um período de 24 meses. Assim, a Copa do Mundo o deixaria sobrecarregado.
A estreia de Wembanyama na NBA será no dia 25 de outubro. Na ocasião, o Spurs vai receber o Dallas Mavericks. Ou seja, logo de cara, o francês vai disputar um clássico texano e enfrentar Luka Doncic. O jogo, aliás, terá a transmissão da ESPN para o Brasil.
Sonho olímpico
Antes do Draft deste ano, Victor Wembanyama confidenciou uma meta ousada na carreira: bater a seleção dos EUA na final das Olimpíadas de Paris. A declaração de Wembanyama foi dada ao jornalista francês Pascal Giberné, da revista SLAM.
Além disso, o jovem afirmou que seria difícil vencer o título da NBA logo em sua primeira temporada. Dessa forma, ele colocou como objetivo a medalha de ouro olímpica.
“Então, você sabe que as Olimpíadas de 2024 serão em Paris. Portanto, não poderia haver ocasião mais perfeita para que eu ganhasse o meu primeiro título com a seleção francesa. Meu objetivo, aliás, é ganhar dos EUA na final das Olimpíadas”, disse Wembanyama.
Victor Wembanyama é nome quase certo na seleção francesa para as Olimpíadas de Paris. Além dele, a equipe poderá contar com Joel Embiid e Rudy Gobert, dois dos melhores pivôs da NBA. Dessa forma, a França teria um garrafão de elite para se “vingar” da derrota na final olímpica de Tóquio (2021).
Por fim, vale lembrar que a promessa francesa fez a sua estreia pela seleção adulta em novembro do ano passado. Na ocasião, ele anotou 20 pontos e pegou nove rebotes no duelo contra a Lituânia, válido pelas Eliminatórias para o Mundial.
Talento geracional
Acima de tudo, Wembanyama é projetado como o próximo galento geracional da NBA. Alguns scouts afirmam que ele é o melhor prospecto europeu desde Luka Doncic (2018) e o mais talentoso desde LeBron James (2003). O astro do Los Angeles Lakers, inclusive, rasgou elogios ao francês.
“Então, todo mundo tem sido considerado um unicórnio nos últimos anos, mas ele é tipo um alienígena. Eu nunca vi alguém do tamanho dele jogar de maneira tão fluida e graciosa. Tipo, ele tem a habilidade de colocar a bola no chão, arremessar step backs do perímetro, bloquear arremessos. Ou seja, o que ele faz é incrível. Com certeza, Victor é um talento geracional. Enfim, espero que ele se mantenha saudável, que é o mais importante”, afirmou LeBron.
Wembanyama possui a combinação dos sonhos: tamanho privilegiado (2,26m de altura e 2,44m de envergadura), habilidade com a bola e atleticismo. Portanto, ele possui as ferramentas para ser fantástico nos dois lados da quadra.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA