Primeira escolha no Draft de 2023, Victor Wembanyama não disputará a Copa do Mundo de basquete pela França. De acordo com Brian Windhorst, da ESPN, o jovem astro abdicou do torneio de seleções para focar em sua preparação para a temporada de estreia com o San Antonio Spurs.
Ainda segundo o jornalista, mesmo fora da Copa do Mundo, Victor Wembanyama planeja disputar as Olímpiadas pela França, em 2024. Vale lembrar que a competição será disputada em Paris. A decisão do craque, aliás, se opõe à promessa feita antes. Isso porque, o pivô, antes do Draft, afirmou que defenderia a seleção do seu país no torneio mundial.
Como resultado, Wembanyama concentrará suas energias na NBA. Portanto, deve disputar a Summer League 2023 em julho. Em entrevista ao jornal L’Equipe, no domingo (25), o jogador de 19 anos falou sobre sua decisão.
“Não seria realista em termos de desenvolvimento e não seria prudente em termos de saúde”, disse Wembanyama ao anunciar sua decisão. “Espero que as pessoas entendam. É frustrante para mim também. A seleção da França ainda é fundamental para mim. Quero ganhar o máximo de títulos possível com a equipe. Mas, agora, é um sacrifício necessário”.
Leia mais!
- Tony Parker: “San Antonio é o lugar perfeito para Victor Wembanyama”
- Draft 2023 – Conheça os novos jogadores da NBA
- “Meu objetivo é ganhar dos EUA na final das Olimpíadas de 2024”, revela Victor Wembanyama
Por outro lado, ele garante que foi uma escolha própria. Ou seja, não houve pressão do Spurs para não disputar o mundial. Segundo o atleta, a franquia de San Antonio apoiaria qualquer decisão que tomasse, mas que sua equipe médica o aconselhou a se manter nos Estados Unidos.
Vale lembrar que Wembanyama disputou 62 partidas na temporada com o Metropolitans 92. Isso porque, levou seu time às finais da Liga Francesa. Incluindo sua primeira temporada com os Spurs e os planos para as Olimpíadas, ele calculou que jogará cerca de 170 jogos em um período de 24 meses. Assim, a Copa do Mundo o deixaria sobrecarregado.
O Spurs participará do California Classic, que tem início marcado para a próxima segunda-feira (3). O time texano enfrentará o Charlotte Hornets na primeira partida. Dessa forma, o confronto pode colocar frente a frente as duas primeiras picks do Draft. Afinal, a franquia da Carolina do Norte selecionou Brandon Miller na segunda escolha geral.
Posteriormente, pelo mesmo torneio, que será realizado em Sacramento, o Spurs encara o Los Angeles Lakers, na quarta-feira (5). Já pelo principal torneio da Summer League, em Las Vegas, o time de San Antonio tem quatro jogos agendados.
No dia 7 de julho, um novo encontro com o Hornets. Além disso, enfrenta o Portland Trail Blazers, no dia 9, e o Washington Wizards, no dia 11. Por fim, fecha a primeira rodada, no dia 14 de julho, contra o Detroit Pistons.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp