Em divulgação na quinta-feira (1), a NBA elegeu Brandon Miller e Victor Wembanyama como os novatos do mês. Os jogadores do San Antonio Spurs e Charlotte Hornets foram nomeados os melhores de janeiro das Conferências Leste e Oeste, respectivamente. É a primeira vez, aliás, que ambos venceram o prêmio. Assim, interromperam a sequência de Chet Holmgren e Jaime Jaquez Jr.
Mesmo em equipes com campanhas ruins, Victor Wembanyama e Brandon Miller tiveram destaque no último mês. O francês, para começar, atingiu médias de 24 pontos, 9.6 rebotes, 3.3 assistências e 3.3 tocos em 14 partidas. Com isso, ele se confirmou, mais uma vez, como o líder de bloqueios em toda a NBA.
Assim, as atuações do jovem pivô em janeiro renderam elogios do técnico Gregg Popovich. Para o experiente treinador, as melhores virtudes do francês não aparecem para todos. Pelo contrário, elas se desmontram, principalmente, nos treinamentos.
“Victor é receptivo às mais diferentes abordagens de treinamento, antes de tudo. Além disso, possui uma inteligência dentro de quadra bem alta. Ele entende o jogo de forma intuitiva. Você explica-lhe alguma coisa e, de cara, ele já entende e assimila. Ele é um garoto notável de 20 anos. É um jogador notável, certamente, para a sua idade”, reconheceu o integrante do Hall da Fama.
Uma das provas do grande potencial de Wembanyama está na sua curva de crescimento nessa temporada. Os novatos vivem altos e baixos por natureza durante a campanha de estreia na NBA. Mas, nas últimas partidas, o jovem francês “decolou” sob restrição de minutos. Ele anotou mínimo de 20 pontos em nove dos últimos dez jogos, mesmo atuando menos de 28 minutos em todos.
Leia mais sobre Wembanyama e Miller!
- Victor Wembanyama reassume liderança no ranking de calouros da NBA
- “Victor Wembanyama é um jogador notável para seus 20 anos”, exalta técnico do Spurs
- Segunda escolha do Draft, Brandon Miller sobe no ranking da NBA
“Para mim, a agressividade é o ponto em que Victor mais evoluiu até agora. Ele já está correndo com mais convicção na direção da cesta, enquanto deixou de ficar tão focado nos arremessos de três pontos. Aprendeu a correr e ser mais ativo de um lado a outro da quadra. Como resultado, ele ajudou a ditar o ritmo do time inteiro”, afirmou o pentacampeão da NBA.
Miller, por sua vez, cresceu ao longo do último mês. Após um início inconsistente, então, o armador do Hornets anotou médias de 16 pontos, 4.1 rebotes e 2.4 assistências. Além disso, marcou 20 pontos ou mais em seis dos últimos oito jogos de janeiro.
O crescimento do jovem, inclusive, pode estar relacionado às ausências de LaMelo Ball. Lesionado, o astro pouco jogou pela franquia ao longo do último mês. Aliado à troca de Terry Rozier, então, Miller ganhou ainda mais espaço na rotação. E, assim, correspondeu.
A melhor do jovem, assim, rendeu elogios do companheiro Gordon Hayward. Ainda em dezembro, o veterano destacou as qualidades de Miller. Para o camisa 20, o novato chama a atenção pela maturidade em quadra. Desse modo, não joga como um calouro.
“O que mais me impressiona nele é a postura em quadra, principalmente com a bola nas mãos. Ele não cria apenas jogadas para si mesmo, mas também é capaz de enxergar por cima da defesa”, elogiou Hayward.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA