Victor Wembanyama se tornou apto a pode receber o prêmio de Defensor do Ano da NBA ao fim da temporada 2023/24. Isso porque o calouro do San Antonio Spurs chegou a 66 jogos disputados ao entrar em quadra contra New York Knicks e Golden State Warriors. O número mínimo para ser elegível a prêmios individuais da temporada é de 65 partidas.
O francês já é o grande favorito a vencer o prêmio de Calouro do Ano, mas ainda quer fazer mais história e se tornar o primeiro novato da história a vencer a honraria de melhor defensor. Um dos grandes argumentos da primeira escolha do Draft de 2023 é seu número surreal de tocos. Atualmente, são 3.4 por partida. Marca que nenhum outro atleta o supera no quesito na atual temporada.
Além disso, ele soma 21 jogos com pelo menos cinco bloqueios. Já é, afinal, a quinta maior marca de um novato em todos os tempos, atrás apenas de Manute Bol (45 em 1985/86), David Robinson (28 em 1989/90), Alonzo Mourning (24 em 1992/93) e Shaquille O’Neal (23 em 1992/93).
Ao compararmos com o segundo colocado no quesito em 2023/24, vemos o quão expressiva é a estatística de Wembanyama. Afinal, o veterano Brook Lopez, do Milwaukee Bucks, tem nove jogos com pelo menos cinco tocos. Portanto, menos que o dobro do francês.
Mas os dados vão muito além do aspecto individual. A eficiência defensiva do Spurs com ele em quadra é de 112.3, enquanto cai para 123.8 quando vai para o banco. Alguns fortes argumentos para que Victor Wembanyama esteja no páreo pelo prêmio da NBA.
Leia mais sobre o Spurs!
- Cestinha, Curry supera Wembanyama e Warriors bate Spurs
- “Victor Wembanyama será o melhor jogador da NBA em três anos”, prevê Kendrick Perkins
- Após duelo francês, Victor Wembanyama e Rudy Gobert trocam elogios
Os companheiros de time, Tre Jones e Devin Vassell, falaram sobre o tema há pouco tempo. O armador ressaltou que, apesar da campanha ruim do time, isso não condiz com a capacidade defensiva do astro, e que ele já é o melhor defensor do mundo.
“Acho que nem é mais uma questão para quem assiste aos nossos jogos, para ser sincero. Você pode ver como ele afeta todas as facetas do ataque adversário. Eu acho difícil que ele vença por causa do histórico, mas sinto que até os jogadores já sabem que ele é o melhor defensor da liga. Então, para mim, é apenas uma questão de tempo até que ele alcance esse prêmio”, explicou Jones.
Vassell, do mesmo modo, afirmou que é incrível como a exigência de Wembanyama já é muito alta, até mesmo dentro da equipe.
“É sério, tem alguns momentos em que penso que estamos pedindo demais dele. Um craque, mas ainda um novato. Mas é impressionante como ele atende a tudo o que necessitamos na defesa. Já é uma coisa que esperamos dele por todas as noites. Ele, acima de tudo, se colocou nesse nível desde que chegou ao Spurs. É uma loucura poder atuar com alguém assim”, ressaltou.
Humilde, mas otimista
Victor Wembanyama não está muito crente de que pode vencer o prêmio de defensor do ano na NBA. Mas está confiante de que pode levar muitas vezes nos próximos anos. Ele brincou com Rudy Gobert, do Minnesota Timberwolves, seu compatriota. Semanas atrás, ele foi questionado sobre suas chances.
“Acho que nesse ano, será Rudy. Ele tem feito um trabalho fantástico. Mas espero que ele aproveite o prêmio. Sua vez acabará a partir do ano que vem”, garantiu.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA