Victor Oladipo não vai participar do restante da temporada com o Indiana Pacers. Em entrevista a Shams Charania, do site The Athletic, o astro revelou que desistiu de jogar em Orlando para priorizar a reta final do processo de recuperação de uma ruptura do tendão do quadríceps sofrida no ano passado. Ele só havia disputado 13 jogos nessa temporada, enquanto retornava à rotação do técnico Nate McMillan progressivamente.
“Eu realmente quero jogar e, como um competidor e companheiro de time, essa decisão acaba comigo. Sinto que a minha recuperação corre bem e estou cada vez mais perto da recuperação plena. Mas, com o aumento das atividades coletivas acarretando um maior risco de novas pequenas lesões e as incertezas em torno da ‘bolha’ da NBA, a verdade é que simplesmente não me sinto confortável em atuar”, desabafou o ala-armador.
Oladipo passou os três meses de hiato da temporada trabalhando em sua recuperação e condicionamento com um fisioterapeuta particular, Luke Miller. Eles intensificaram os treinos nas últimas semanas para estudar como o corpo do jogador reagiria e, naquele momento, já indicavam que a tendência seria um afastamento. O profissional diz que, embora a resposta tenha sido boa, a abordagem precisa prezar pela prudência.
“Victor parece ótimo e sente-se bem. Eu acredito que está em sua melhor forma física e não teve nenhum problema nos últimos meses. Agora, considerando todos os fatores, ele deve fechar esse capítulo e focar na próxima temporada, que será um grande ano. Ele está muito próximo do astro que conhecemos, mas ainda não está lá e sabe que precisa trabalhar um pouco mais nisso”, avaliou Miller, pregando cuidado.
O fisioterapeuta ainda explicou que a retomada da temporada apresentaria um cenário bem diferente das 13 partidas que Oladipo disputou no início do ano. “Victor voltou às quadras, entrou na rotação, retomou um pouco do ritmo e seus joelhos responderam bem. Mas, agora, você está pedindo que atletas saíam do total repouso para atingir o máximo em 21 dias. É um período curtíssimo vindo de uma lesão assim”, justificou.
O Pacers estava bastante otimista sobre a presença de Oladipo em Orlando e o gerente-geral da franquia, Kevin Pritchard, chegou a dizer que o ala-armador estava na melhor forma física de sua carreira. De acordo com Jay Michael, do jornal Indianapolis Star, a direção do time nem cogitou contratar um agente livre para posição do atleta por conta dessa confiança. Mas, no fim das contas, o astro chegou à conclusão lógica.
“Nesse momento, eu preciso ser inteligente. Tenho que tomar a decisão inteligente. Isso não tem sido fácil, mas acho que continuar com esse trabalho de recuperação que tenho feito e estar totalmente recuperado para a próxima temporada é a decisão correta para mim”, finalizou Oladipo.