O armador Mike James já tem 37 anos, mas conseguiu um feito que muitos atletas apenas sonham em alcançar. Iniciando a temporada na D-League, o veterano convenceu o Dallas Mavericks a contratá-lo e mantê-lo no elenco até o fim da campanha. Mais do que isso, ele ganhou a titularidade de Darren Collison, doze anos mais jovem.
Para James, a lição que a temporada deixa é clara: ele ainda tem gás para continuar atuando em alto nível. “Meu plano é jogar mais dois anos e quero aposentar-me aqui no Mavs, com Dirk [Nowitzki, astro do time], jogando para Rick [Carlisle, técnico], Donnie [Nelson, gerente-geral] e Mark [Cuban, dono]”, declarou, em entrevista a Marc Stein (ESPN).
Para manter-se em condições de atuar na NBA, o armador pratica Bikram Yoga (variação da yoga que contribui para o alinhamento do corpo e controle de peso), realiza aquecimentos todas as manhãs e vai religiosamente à academia, acompanhado do ex-jogador John Lucas. “No fim da temporada, quando eu olhar para trás, apreciarei ainda mais o que estou fazendo porque lutei muito para estar aqui”, afirmou.
James havia parado de jogar na última temporada, mas foi procurado pela direção de Dallas após a dispensa de Derek Fisher. Em 37 jogos disputados com a camisa do Mavericks, o veterano acumula médias de 9.2 pontos, 4.7 assistências e mais de 38% de aproveitamento nos arremessos de longa distância.