Depois de uma década atuando no basquete europeu e asiático, o ala Pete Mickeal pode estar próximo de acertar seu retorno aos EUA. O empresário do jogador de 35 anos, Happy Walters, revelou ao site Hoopshype que seu cliente recebeu sondagens de várias equipes da NBA nas últimas semanas. Los Angeles Lakers e Philadelphia 76ers são dois dos times que gostariam de contar com os serviços do veterano.
Segundo Walters, a única exigência de Mickeal para assinar com uma franquia da liga seria ter contrato garantido. Caso chegue a um acordo, essa teria tudo para ser a primeira vez que ele vá efetivamente jogar na NBA. Selecionado na 58ª posição do draft de 2000, o atleta escolhido pelo Dallas Mavericks só chegou a disputar pré-temporadas na liga norte-americana.
O ala passou as últimas quatro temporadas sendo um dos principais jogadores do Barcelona e atuava ao lado do brasileiro Marcelinho Huertas desde 2011, mas diversos problemas físicos limitaram sua participação na última campanha. Para piorar, em março, ele foi diagnosticado com uma embolia pulmonar e teve que deixar a equipe espanhola para se tratar nos EUA.
Além do basquete espanhol, Mickeal teve passagens pelas Filipinas, Grécia, Rússia e Coréia do Sul. Em 23 partidas disputadas na última temporada da Liga Endesa ACB (o Campeonato Espanhol), ele registrou médias de 10.0 pontos, 4.4 rebotes e 51% de acerto nos arremessos de quadra pelo Barcelona. Já na Euroliga, principal competição do continente, o ala anotou 11.3 pontos, 3.9 rebotes e mais de 59% de aproveitamento nos arremessos em 20 jogos.