Jamal Crawford vai ser agente livre irrestrito pela segunda offseason consecutiva. De acordo com Chris Haynes, da ESPN, o tricampeão do prêmio de melhor reserva da liga declinou a cláusula de extensão automática que possuía no contrato com o Minnesota Timberwolves e voltará a testar o mercado. Ele abriu mão de salário garantido de US$4.5 milhões para deixar a equipe de Minneapolis.
O jogador de 38 anos ainda é visto como um dos mais produtivos suplentes da NBA e deverá atrair sérias sondagens no mercado – especialmente, entre times que vão aos playoffs. O astro Jimmy Butler já manifestou publicamente o desejo de que o Twolves mantenha o veterano no elenco. O nível de interesse das duas partes em uma renovação de vínculo ainda é incerto.
Crawford é o único atleta da história a ser eleito o melhor sexto homem da liga em três oportunidades (2010, 2014 e 2016). O oitavo selecionado do draft de 2000 já defendeu sete franquias e acumula 1.262 partidas disputadas ao longo da carreira. Oitenta delas foram realizadas na última temporada, quando teve médias de 10.3 pontos e 2.3 assistências em quase 21 minutos de ação por noite.