Vencedores e perdedores da Copa NBA

Torneio teve a sua primeira edição em 2023/24

vencedores perdedores Copa NBA Fonte: Juan Ocampo / AFP

A Copa da NBA acabou, mas hoje vamos falar sobre vencedores e perdedores. Apesar de a liga considerar o torneio um sucesso, algumas pessoas (jogadores, inclusive) criticaram o formato e regras. No entanto, algumas coisas vieram para ficar.

Adam Silver é visionário e não tem como contestar isso. Ele implementou o play-in na época da “bolha” da Disney e deu tão certo que não tem prazo para acabar. Embora times não tão bons durante a fase regular tenham a chance de disputar os playoffs, foi assim que o Miami Heat foi às finais da última temporada.

Publicidade

Alguém ficou contra?

De forma alguma.

Então, a Copa da NBA chegou como uma ideia antiga do comissário, que acabou sendo muito boa em vários aspectos. Aqui, vamos explicar quem venceu e quem saiu perdendo com o torneio.

Vencedores e perdedores da Copa NBA

Vamos estabelecer alguns parâmetros. O primeiro, é o da competição, do quanto os times conseguiram fazer da Copa um meio de impulsionar seus jogadores. Ao mesmo tempo, de como algumas equipes não renderam e saem por baixo. Por fim, o do marketing.

Publicidade

Vencedores

LeBron James

Quatro vezes campeão da NBA, LeBron foi eleito o MVP do torneio. Apesar de estar próximo de completar 39 anos, o astro teve grandes performances na Copa da NBA e foi um dos vencedores por motivos óbvios. Além da premiação, veio o título. Mas dificilmente ele ficaria com a honraria se o Indiana Pacers ficasse com o troféu de campeão. Até para não fazer um papelão como a FIFA fez em 2002, quando elegeu o goleiro Oliver Kahn antes da final contra o Brasil, né?

Los Angeles Lakers

Sete jogos, sete vitórias. O Lakers tem problemas aqui e ali na temporada, ocupando o quinto lugar no Oeste. Mas se a Copa da NBA vai servir como uma forma de o time crescer ainda mais na fase regular, é algo para ficarmos de olho. Enquanto isso, cada jogador levou US$500 mil pelo título.

Publicidade

Tyrese Haliburton

Os números podem enganar muita gente, mas não é o caso de Haliburton. O Indiana Pacers joga em transição o tempo todo, explorando a velocidade de seus oponentes. Além disso, com vários arremessadores ao seu lado, o armador encontra caras livres o tempo todo. E foi assim na final da Copa da NBA. Apesar de cometer erros e não conseguir jogar no mesmo nível de outras partidas, ele fez de tudo para achar seus colegas. No entanto, com apenas 24.4% de aproveitamento, a equipe não foi capaz de parar o Lakers.

Mas Haliburton recebeu um “carinho especial” da defesa da equipe californiana, o que dificultou ainda mais a sua vida. Ele até não foi bem no primeiro tempo mesmo, só que provou ser de outro nível no segundo. Aliás, já havia acontecido isso diante do Boston Celtics.

Publicidade

Leia mais

Anthony Davis

É aquilo, né? Anthony Davis faz jogos memoráveis, mas alterna com outros para apagar da memória. Tudo o que ele precisava era de um jogo dominante como foi diante de Myles Turner. E olha que Turner é bom defensor, mas como o Indiana Pacers é sempre exposto no garrafão, a situação ficou um tanto estranha. Davis o colocou no bolso o tempo todo.

Milwaukee Bucks

É fato que o Milwuakee Bucks ainda não parece um candidato a título. Por enquanto. Mas o que o time fez na Copa da NBA foi para elevar para a categoria de vencedores ao invés de perdedores. Perdeu para o Indiana Pacers na semifinal, mesmo sem ter um técnico ou um comando técnico, como queira. O Bucks tem problemas, mas dá um jeito de vencer e às vezes até convence. Então, chegar até onde foi é um prêmio para os jogadores. Tem muito talento ali.

Publicidade

New Orleans Pelicans

Esqueça um pouco a semifinal contra o Lakers. O Pelicans mereceu ir às semifinais, após passar em um grupo realmente difícil. O time foi longe porque tem talento, jogadores capazes de fazerem New Orleans ir aos playoffs até de forma direta. Claro que existem problemas, mas vamos falar disso em breve.

NBA

Pronto. A NBA tem um novo produto. Apesar de não ter o mesmo peso de um título da liga, a Copa terá muito mais importância ao longo dos anos. E é aquilo: veio para ficar.

Perdedores

Myles Turner

Publicidade

Exposto em rede nacional, Myles Turner não conseguiu jogar a decisão. Não literalmente, mas a forma que Anthony Davis o tratou no jogo, foi algo similar. Turner apenas provou, na TV, o que os números dizem sobre o garrafão do Indiana Pacers.

Zion Williamson

Não dá. Jogador profissional tem que agir como tal, mas Zion Williamson vem brincando com a carreira dele. Não está nem aí para o que dizem, não se importa em manter o peso sob contrato e corre riscos de lesões cada vez que entra em uma quadra. Até quando seu corpo vai aguentar em 2023/24? De acordo com informações, ele já está muito acima do que o New Orleans Pelicans estipulou como limite.

Publicidade

Mas a derrota para o Lakers por 44 pontos pode custar caro ao ala-pivô. Muito longe de sua forma física ideal, ele não aguentou o nível de competição contra um cara 15 anos mais velho.

Quadras

Aí, talvez, o maior erro de Adam Silver. A Copa da NBA apresentou quadras com cores muito fortes, mas mais do que isso, até escorregadias. Além de serem estranhas, elas atrapalharam visualmente. Até o Lakers não teve a chance de utilizar o uniforme que gostaria por causa disso. Então, bola fora.

Publicidade

Saldo de pontos

O que foi legal para o torcedor, não foi tanto assim para alguns jogadores. Eles realmente se incomodaram com o fato de times pontuarem quando jogos já estavam decididos. Aquela polêmica entre os técnicos de Chicago Bulls e Boston Celtics poderia ser evitada se tivesse um outro critério, por exemplo. Deve mudar para o próximo ano.

Adrian Griffin

A discussão entre o técnico do Milwaukee Bucks e Bobby Portis já estava anunciada antes de acontecer. Para quem não lembra, Portis deu um “recado” antes de Adrian Griffin assumir. Na época, o ala-pivô afirmou que o Milwaukee Bucks era um time comandado por jogadores.

Publicidade

Não chega a ser surpresa o fato de Portis discutir com o seu treinador após a derrota para o Pacers.

Mas o problema é que a situação está começando a ficar difícil no Bucks. Ele não tem bagagem para segurar uma sequência de derrotas, por exemplo. E nem estamos cravando que vai acontecer, mas é seu primeiro ano como técnico.

Portanto, Griffin ganhou vaga entre vencedores e perdedores da Copa da NBA por não fazer um bom trabalho até aqui.

Publicidade

Uma coisa ficou clara: Griffin, se não levar Milwaukee às finais do Leste, pode ter vida curta na equipe.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários