A temporada 2021/22 da NBA teve, como sempre, times querendo brigar pelo título, mas outras estavam a fim mesmo era de perder e, assim, montaram elencos com alguns dos piores jogadores da liga. Não se assuste, pois muitos dos nomes a seguir não devem continuar na próxima campanha ou, talvez, você nunca ouviu falar.
Apenas para relembrarmos, enquanto o Boston Celtics tinha 18 vitórias e 21 derrotas (46.1% de aproveitamento), o New Orleans Pelicans somava 14 triunfos em 39 partidas (35.9%) no dia 7 de janeiro de 2022. No fim, os dois times foram aos playoffs. O Pelicans precisou do play-in, é verdade, mas sem o seu melhor jogador por todo o ano, Zion Williamson. Por outro lado, o Celtics chegou às finais da NBA.
Ou seja, as duas equipes estavam muito mal na metade da temporada e, mesmo assim, arrancaram para a fase mais importante.
Em contrapartida, times como Los Angeles Lakers e Washington Wizards tinham campanhas positivas no início de janeiro e sequer disputaram a repescagem.
Enquanto isso, Houston Rockets, Orlando Magic, Detroit Pistons e Oklahoma City recebiam, de portas abertas, outros parceiros de tank. Indiana Pacers e Portland Trail Blazers mergulharam com elencos duvidosos e terminaram suas campanhas no último terço da tabela.
Então, vamos descobrir mais sobre tais elencos abaixo, com os dez piores jogadores da NBA na temporada 2021/22.
10- Russell Westbrook (Los Angeles Lakers)
Seria difícil iniciar uma lista dos piores jogadores da NBA na temporada anterior sem Russell Westbrook. Não que tenha sido uma campanha ruim, apenas, mas Westbrook superou qualquer expectativa.
Por muito.
Tudo bem que ele chegou ao Los Angeles Lakers para resolver o problema da armação, mas criou outros, como o baixo aproveitamento nos arremessos e o excesso de erros de ataque. Para ter uma ideia, Westbrook cometeu 4,6 turnovers nos três primeiros meses na equipe californiana.
Então, o técnico Frank Vogel tirou a bola de suas mãos após janeiro e, como resultado, parte do problema se resolveu. No entanto, o aproveitamento horrível nos lances livres (66,7%), assim como a incapacidade de defender e arremessar de três (29,8%), fizeram de 2021/22 a pior temporada do armador.
Não por menos, a diretoria tentou várias trocas envolvendo o atleta durante a campanha e na offseason. Sem sucesso, entretanto.
9- Tony Snell (New Orleans Pelicans)
Tony Snell é um caso estranho na NBA. Apesar de não ser bom o suficiente no ataque, ele conseguiu se manter na liga por conta da defesa por nove anos.
Mas a temporada 2021/22 de Snell foi fraca em demasia. Ofensivamente, ele não chega a ser um problema quando arremessa. Em 2020/21, por exemplo, o atleta converteu 51,5% dos arremessos, 56,9% em três pontos e acertou todos os 11 lances livres. Aliás, ele não erra um desde 2018/19.
Snell não tem time para a próxima campanha.
8- Kent Bazemore (Los Angeles Lakers)
Bem, outro jogador do Los Angeles Lakers na lista. Mas Kent Bazemore conseguiu ser pior que Russell Westbrook. Até então, Bazemore era conhecido por ser bom defensor na NBA, com passagens por Sacramento Kings, Golden State Warriors, Atlanta Hawks, além do próprio Lakers no início da carreira.
Mas suas performances foram vexatórias em Los Angeles. Em 39 partidas, Bazemore produziu 3,9 pontos, converteu 32.4% dos arremessos e um PER de apenas 6.0.
Surpreendentemente, Bazemore fechou com o Sacramento Kings para a próxima campanha.
7- RJ Hampton (Orlando Magic)
RJ Hampton não é ruim, longe disso. Ele está crescendo de produção em algumas áreas, mas fez uma temporada bem fraca no Orlando Magic. Seu arremesso é inconsistente, ele não toma boas decisões e ainda não é bom defensor, embora possa se tornar um.
Mas Hampton converteu míseros 38,3% dos arremessos de quadra e 64,1% em lances livres. Além disso, ele teve um true shooting de 48,1%, o quarto pior de toda a liga.
No entanto, Hampton não é o único na lista.
6- Ignas Brazdeikis (Orlando Magic)
O lituano Ignas Brazdeikis terminou o seu terceiro ano na NBA, após passar por três times. Sim, Brazdeikis esteve na liga por todo esse tempo e, provavelmente, você nem sabe quem é se passar ao seu lado.
Mas a temporada 2021/22 dele o coloca entre os piores jogadores da NBA.
Foram 5,0 pontos e 31% nos arremessos de três em cerca de 13 minutos de ação. Entretanto, ele deixou boa impressão no ano anterior, quando registrou 11,1 pontos, 5,1 rebotes e 40,7% no aproveitamento em três pontos nas oito partidas que esteve por lá.
Aparentemente, sua passagem pela NBA terminou, aos 23 anos. Em julho, ele assinou com o Zalgiris Kaunas, de seu país.
5- Trendon Watford (Portland Trail Blazers)
Como calouro, Tendon Watford teve mais tempo de quadra do que imaginava e merecia, mas o Portland Trail Blazers já estava com força total no tank. Então, a comissão técnica optou por utilizar o jovem jogador.
Entretanto, potencial ele tem. Embora ele tenha terminado com um net rating de -17.9, Watford mostrou ser capaz de produzir ofensivamente. Ele precisa melhorar densivamente e evoluir nos arremessos de três.
Mas não, ele não merece estar aqui, apesar de ter atingido um plus/minus de -349, um dos piores da NBA. Só aparece porque seu time fez de tudo para ser ruim e puxou ele para baixo.
4- Rodney Hood (Los Angeles Clippers)
Rodney Hood passou por Milwaukee Bucks e Los Angeles Clippers na última temporada, dois dos melhores times dos últimos tempos. No entanto, Hood não vem produzindo o suficiente para estar na NBA. Não chega a ser uma surpresa, porém, o fato de ele estar sem equipe para a próxima temporada.
Hood fez 3,1 pontos em cerca de 13 minutos, mas com 36,9% de aproveitamento nos arremessos, além de uma defesa bem questionável.
3- Nickeil Alexander-Walker (Utah Jazz)
O canadense Nickeil Alexander-Walker surgiu como uma boa promessa no New Orleans Pelicans, mas ele ainda não aprendeu a arremessar. Prova disso é seu aproveitamento na carreira (38,7% nos lances de quadra e 32,9% em três pontos).
No entanto, ele tinha muito tempo de quadra no Pelicans, então o atleta produzia pontos. Só que Alexander-Walker foi para o Utah Jazz em troca e praticamente não atuou.
Sem espaço na equipe de Salt Lake City, o jogador conseguiu ser ainda pior nos arremessos (33,3% e 30,3%) e produzir 3,5 pontos.
2- Brandon Williams (Portland Trail Blazers)
Olha, que surpresa. Outro atleta do Portland Trail Blazers na lista dos piores jogadores da NBA na última temporada. Mas Brandon Williams caprichou nisso. Ele substituiu Anfernee Simons, que já vinha ocupando o lugar de Damian Lillard no quinteto titular do Blazers.
Em 24 jogos, sendo 16 deles como titular, Williams produziu 12,9 pontos, 3,9 assistências, mas converteu 37,2% dos arremessos de quadra e 29,4% em três pontos. Além disso, o atleta cometeu 2,4 erros de ataque e teve o pior net rating da NBA, com -20,4.
Ele está sem contrato para a próxima temporada.
1- Keifer Sykes (Indiana Pacers)
Keifer Sykes prometia ser uma boa surpresa na NBA, mas não foi. Aos 28 anos, após passagens pela G-League, basquete turco, italiano, grego, australiano e chinês, ele finalmente conseguiu uma chance na liga.
Logo no segundo jogo como titular no Indiana Pacers, Sykes anotou 22 pontos e distribuiu seis assistências, seguido de um 18/5. Ou seja, parecia que tudo estava se encaixando.
Mas não foi bem assim.
Sykes despencou depois disso, com péssimos aproveitamentos nos arremessos de quadra (36,3%) e três pontos (30%) e não buscou seus companheiros, com apenas 1,9 assistência. Ele ainda anotou 5,6 pontos em quase de 18 minutos.
E, sim, ele está sem contrato.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram