Com a temporada em reta final, o Jumper Brasil listou os melhores pivôs de 2022/23 da NBA. Com pouco menos de 20 jogos restantes para o término da atual campanha, elegemos os principais nomes da posição até agora. Além dos números, foi levado em conta a regularidade e a campanha da equipe.
Confira, então, os melhores pivôs da temporada da NBA!
10. Nic Claxton (Brooklyn Nets)
Antes das trocas, o Brooklyn Nets era uma equipe espetacular no ataque. Mas, na defesa, também não deixa a desejar, graças à presença de Nic Claxton. O pivô é o segundo em tocos da liga, com 2.5 por partida.
No ataque colabora com média de 12.5 pontos. Fica, no entanto, limitado ao jogo no garrafão, já que tenta pontuar do perímetro. Portanto, aproveita de sua altura e condição atlética para frear pivôs mais pesados. Claxton, ainda jovem, é uma das principais promessas para homens de garrafão na liga.
Médias: 12.5 pontos, nove rebotes e 1.7 assistência
9. Jarrett Allen (Cleveland Cavaliers)
O Cleveland Cavaliers tem uma das melhores defesas da NBA. Boa parte disso graças à Jarrett Allen. Sua presença, afinal, ajuda o Cavaliers a ter o terceiro melhor defensive rating da liga, com 109.9. Além disso, no garrafão, a equipe sofre apenas 46 pontos por jogo, sendo, também, a terceira melhor média.
No ataque, Allen também tem sua contribuição. É o sexto da liga em rebotes ofensivos, com 3.2. Além disso, é o quarto em pontos por jogo no Cavaliers, com 14.7.
Médias: 14.7 pontos, 9.9 rebotes e 1.6 assistência
8. Deandre Ayton (Phoenix Suns)
Deandre Ayton faz parte do estrelado Phoenix Suns. Apesar de não ser considerado uma das principais estrelas, é peça importante no elenco. O pivô contribui com boas trocas de marcação, mas é geralmente visto como “preguiçoso”, sobretudo na defesa. Por outro lado é o líder da equipe em rebotes defensivos, com 7.5 por jogo.
No ataque, é também um jogador importante. Mostra bom entrosamento com Chris Paul, nas jogadas de pick-and-roll. Seu problema segue sendo os arremessos fora do garrafão.
Médias: 18.7 pontos; 10.2 rebotes e duas assistências
7. Bam Adebayo (Miami Heat)
Apesar de outros favoritos ao prêmio, Bam Adebayo segue como um dos melhores defensores da NBA. Não à toa, o Miami Heat é a equipe que menos sofre pontos no garrafão, com média de 44.9 por jogo.
Ofensivamente, também, evolui ano a ano. Na atual temporada, aliás, é o quarto pivô que mais pontua na liga. Da mesma forma, é o segundo maior cestinha do Heat do time por jogo. Como Ayton, no entanto, segue com dificuldades no perímetro.
Médias: 21.2 pontos, 9.8 rebotes e 3.2 assistências
6. Brook Lopez (Milwaukee Bucks)
Brook Lopez disputa com Jaren Jackson Jr. o prêmio de defensor do ano. Ele, então, é o terceiro da liga em tocos, com 2.4 por jogo. Essa efetividade defensiva, reflete na defesa do Milwaukee Bucks, que tem o melhor defensive rating da NBA, com 109.1.
No outro lado da quadra, Lopez também é destaque no líder da Conferência Leste. Isso porque é o terceiro desta lista em aproveitamento da linha de três. São 37% dos arremessos convertidos por partida. Além disso, é o quarto principal pontuador do Bucks na atual campanha.
Médias: 14.7 pontos, 6.6 rebotes e 1.2 assistência
Leia mais!
- Veja os melhores armadores da temporada 2022/23 da NBA
- Boletim de rumores da NBA (28/02/2023)
- Confira os melhores alas-armadores da temporada 2022/23 da NBA
5. Myles Turner (Indiana Pacers)
Myles Turner é um dos líderes do reformulado Indiana Pacers. Como nas últimas temporadas, manteve seu destaque defensivos, sendo o quarto em tocos na NBA, com 2.3 por jogo. Além disso, é líder em rebotes do seu time.
No ataque, por sua vez, conseguiu evoluir seu jogo. Afinal, está em a sua melhor temporada da carreira. Então, é o segundo principal pontuador do Pacers e o segundo da liga em aproveitamento de três, com 40%.
Médias: 18.2 pontos, oito rebotes e 1.3 assistências
4. Anthony Davis (Los Angeles Lakers)
Dos nomes desta lista, Anthony Davis é o que disputou menos jogos, por conta de lesões. Mas, quando está em quadra, é uma das principais armas do Los Angeles Lakers. Acima de tudo, na ausência de LeBron James, assume o protagonismo angleino.
Com seu talento, contribui defensivamente, sendo o sexto em tocos, com 2.1. No ataque, por sua vez, é o segundo em pontos por jogo entre os melhores pivôs da temporada na NBA, com 25.8.
Médias: 25.8 pontos, 12.6 rebotes e 2.4 assistências.
3. Domantas Sabonis (Sacramento Kings)
All-Star mais uma vez, Domantas Sabonis se encontrou como pivô do Sacramento Kings. Com ele, a equipe faz uma campanha surpreendente em 2022/23. Isso porque, o time da Califórnia é o terceiro na Conferência Oeste. Portanto, deve retornar aos playoffs, após 16 anos.
Sabonis é o líder em rebotes da liga, com 12.4. É, também, o quinto em pontos por jogo entre os pivôs, com 18.8. Fora isso, se prova um ótimo passador. Na atual campanha, soma média de 6.9 assistências, a segunda melhor média da posição.
Médias: 18.8 pontos, 12.4 rebotes e 6.9 assistências
2. Joel Embiid (Philadelphia 76ers)
Joel Embiid é um pivô completo. Líder do Philadelphia 76ers, ajuda a equipe a ter a nona melhor defesa da NBA. O camaronês se destaca como o terceiro pivô em roubos de bola, com 1.1 por jogo. Da mesma forma, é o sexto da liga em tocos, com 1.6.
No ataque, no entanto, é onde ele mostra seu ponto forte. Embiid é o segundo da NBA em pontos, com incríveis 33 por jogo. Sua agressividade ofensiva o coloca, também, como o líder em arremessos livres, com 11 marcados por partida.
Médias. 33 pontos, 10.4 rebotes, 4.1 assistências
1. Nikola Jokic (Denver Nuggets)
Desde Larry Bird, na temporada 1985/86, um jogador não recebe o prêmio de MVP três vezes consecutivas. Nikola Jokic deve quebrar isso nesta temporada. Líder na corrida ao prêmio, faz uma temporada fantástica com médias de triplo-duplo. Feito, aliás, que só Russell Westbrook conseguiu antes.
Agora, Jokic tem 15 triplos-duplos nos últimos 20 jogos e 24 em toda a temporada. É também o quarto em assistências na NBA, com 10 por jogo. Além disso, é segundo principal pontuador entre os pivôs, com 24.6. Por fim, em rebotes, é o terceiro na posição.
Médias: 24.6 pontos, 11.7 rebotes e dez assistências
*Por Higor Goulart
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA