Veja os dez jogadores mais jovens a serem trocados na NBA

O Jumper Brasil traz o ranking que conta com dois jogadores que ainda atuam na liga

jogadores jovens trocados NBA Fonte: Juan Ocampo / AFP

Afinal, você sabe quem são os jogadores mais jovens a serem trocados na história da NBA? O Jumper Brasil traz agora os dez atletas que foram negociados mais cedo em suas carreiras. A liga é reconhecida por ser dura em trocas. Com a aproximação da trade deadline, no dia 8 de fevereiro, mais acordos podem acontecer em breve.

E nem os jovens escapam dessa tônica. A NBA já viu vários jogadores novos e até calouros mudando de time. Mas quem são os dez mais novos? Sem mais delongas, vamos ao ranking. Por fim, é bom lembrar que aqui só estamos contando os jogadores que já haviam estreado na liga. Ou seja, negócios que acontecem no Draft são descartados, por exemplo. Apenas dois dos nomes listados ainda estão na liga atualmente.

Publicidade

10. Zaza Pachulia (20 anos e 134 dias) – 2004

Charlotte Bobcats envia: Zaza Pachilia
Milwaukee Bucks envia: uma escolha de segunda rodada

O folclórico Zaza Pachulia abre nossa lista. E é uma historia complexa, acima de tudo. Ele foi a 13ª escolha da segunda rodada do recrutamento de 2003. O pivô jogou seu primeiro ano pelo Orlando Magic, sem muito espaço. Porém, foi disponibilizado no Draft de expansão que marcou a entrada do Bobcats na NBA, sendo escolhido pela equipe. Depois disso, ele foi trocado para o Milwaukee Bucks antes mesmo de atuar pela equipe. Por fim, Pachulia teve uma longa carreira, com destaque para os títulos com o Golden State Warriors.

Publicidade

9. Tony Wroten (20 anos e 131 dias) – 2013

Memphis Grizzlies envia: Tony Wroten
Philadelphia 76ers envia: uma escolha de segunda rodada

O armador foi a 25ª escolha do Draft de 2012. Seu começo de carreira não foi tão bom em um Memphis super competitivo que pouco lhe oferecia espaço. Foi negociado para o Sixers em meio ao “Processo” da franquia. Teve um salto de oito para 24 minutos de um ano para o outro, e chegou a ter médias de 16.9 pontos e 5.2 assistências em 2014/15. Entretanto, não se firmou na liga, estando em um dos piores times de todos os tempos. Ele deixou a NBA em 2015/16.

Publicidade

8. Jalen Lecque (20 anos e 126 dias) – 2020

Phoenix Suns envia: Jalen Lecque, Ricky Rubio, Kelly Oubre Jr, Ty Jerome e uma escolha de primeira rodada
Oklahoma City Thunder envia: Chris Paul e Abdel Nader

Mais um armador da lista, Lecque esteve na famosa negociação que levou Chris Paul para o Suns. Lecque não foi selecionado no Draft de 2019, mas ganhou uma vaga no elenco de Phoenix para a campanha daquele ano. No entanto, teve pouco espaço e disputou apenas cinco jogos. Depois do acordo, não ficou em Oklahoma. Ele ainda chegou a jogar quatro jogos pelo Indiana Pacers no ano seguinte. Atualmente está na G League.

Publicidade

7. Bill Willoughby (20 anos, 116 dias) – 1977

Atlanta Hawks: envia: Bill Willoughby
Buffalo Braves envia: uma escolha de segunda rodada

Willoughby é um jogador de outro tempo. O ala foi a primeira escolha da segunda rodada do recrutamento de 1975. Dois anos depois, se tornou um dos jogadores mais jovens a serem trocados na história da NBA. Por muito tempo, aliás, o mais novo. Após dois anos de poucos minutos em Atlanta, foi trocado para Buffalo, que atualmente é o Los Angeles Clippers. Ficou só um ano na franquia, mas teve carreira longa. Ele ainda passou por Cleveland Cavaliers, Houston Rockets, San Antonio Spurs e New Jersey Nets. Se aposentou em 1984.

Publicidade

6. RJ Hampton (20 anos e 46 dias) – 2021

Denver Nuggets envia: RJ Hampton, Gary Harris e uma escolha de primeira rodada
Orlando Magic envia: Aaron Gordon e Gary Clark

Hampton (que ainda joga na liga, pelo Miami Heat), chego com algum prestígio à liga. Mas depois se tornou um dos jogadores mais jovens a serem trocados na história da NBA. A 24ª escolha do Draft tinha potencial. No entanto, ele foi fundamental para que a equipe conseguisse Aaron Gordon na montagem do elenco que seria campeão em 2022/23. Ganhou mais espaço no Magic, mas não viu sua carreira decolar. Passou pelo Detroit Pistons e agora faz parte do time de Erik Spoelstra.

Publicidade

Leia mais!

5. Javaris Crittenton (20 anos e 32 dias) – 2008

Los Angeles Lakers envia: Javaris Crittenton, Marc Gasol, Kwame Brown, Aaron McKie e duas escolhas de primeira rodada
Memphis Grizzlies envia: Pau Gasol e uma escolha de segunda rodada

Crittenton esteve na troca decisiva para o bicampeonato do Lakers em 2009 e 2010. O atleta foi a 17ª escolha do recrutamento de 2007, mas jamais viu a carreira deslanchar. Afinal, após chegar para Memphis no fim de 2007/08, e ter até razoável espaço, viu seu tempo de quadra despencar no ano seguinte. Ele ainda tentou a sorte no Washington Wizards, onde se envolveu em outra história polêmica: as armas no vestiário com Gilbert Arenas. Ele é realmente um personagem complexo, já que ficou quase oito anos preso até ser solto em abril de 2023.

Publicidade

4. Keon Johnson (19 anos e 331 dias) – 2021

Los Angeles Clippers envia: Keon Johnson, Eric Bledsoe, Justise Winslow e uma escolha de segunda rodada
Portland Trail Blazers envia: Robert Covington e Norman Powell

O acordo é até recente, mas é o único atleta da troca que segue no mesmo time. Johnson foi a 21ª escolha do Draft de 2021. Após o negócio, ganhou chances em Portland que jamais teve no Clippers. Mas ele decepcionou no ano seguinte e acabou trocado novamente. Atualmente, está no Brooklyn Nets, mas em um acordo não garantido. Só atuou em um jogo durante a atual temporada.

Publicidade

3. Noah Vonleh (19 anos e 305 dias) – 2015

Charlotte Hornets envia: Noah Vonleh e Gerald Henderson
Portland Trail Blazers envia: Nicolas Batum

O pivô foi a nona escolha do frustrante recrutamento de 2014. Após um ano de menos de 15 minutos por jogo no Hornets, Vonleh foi a principal moeda de troca do acordo que levou Batum para a franquia. Sua carreira, porém, não foi grande. Ele chegou a disputar 25 minutos por jogo pelo New York Knicks em 2018/19, mas na realidade de uma equipe muito abaixo do nível competitivo. Nunca correspondeu ao potencial. Seu último time foi o Boston Celtics em 2022/23.

Publicidade

2. Derrick Favors (19 anos e 223 dias) – 2011

New Jersey Nets envia: Derrick Favors, Devin Harris e duas escolhas de primeira rodada
Utah Jazz envia: Deron Williams

O ala-pivô chegou cheio de potencial à NBA. Afinal, foi a terceira escolha do Draft de 2010. No entanto, acabou negociado após meia campanha no Nets. A equipe desejava montar uma equipe que brigasse pelo título e começou a montagem de um elenco estrelado com Williams, um dos melhores armadores da liga na época. Ele acabou sempre dividindo espaço com jogadores da posição como Enes Kanter e Rudy Gobert. Teve uma carreira longa na NBA, mas atualmente está na G League. Seu último time, por fim, foi o Oklahoma City Thunder em 2021/22.

Publicidade

1. Maciej Lampe (18 anos e 334 dias) – 2005

Phoenix Suns envia: Maciej Lampe, Casey Jacobsen e Jackson Vroman
New Orleans Hornets envia: Jim Jackson e uma escolha de segunda rodada

O pivô polonês não teve uma carreira de sucesso. Mas ficou marcado nesse ranking de jogadores jovens trocados da história da NBA. Afinal, ele poderia ter aparecido duas vezes. Ele foi a primeira escolha da segunda rodada do Draft de 2003. No entanto, só disputou 37 jogos ao longo de um ano e meio no Suns. No Hornets, aliás, também só disputou mais 23 partidas ao longo de mais um ano e meio.

Publicidade

Por fim, esteve em outro acordo. Uma troca de New Orleans para o Houston Rockets. No Texas, ele só disputou quatro partidas. Assim, encerrou sua carreira na NBA em 2006. O pivô seria o quinto colocado do ranking, caso essa fosse a troca. Por mais que não seja conhecido, Lampe ainda é o atleta mais novo a estar em uma troca até hoje. No total, então, só disputou 64 partidas na carreira.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários