Vasilije Micic fechou um contrato de três anos com o Oklahoma City Thunder. A informação é do insider Adrian Wojnarowski, da ESPN. Segundo a publicação, o armador sérvio vai receber US$23,5 milhões em salários. Desse modo, o Thunder contrata um dos melhores jogadores do basquete europeu dos últimos anos.
A ida de Micic para a NBA já era ensaiada há algumas temporadas. Escolha 52 do Draft de 2014, ele teve os direitos adquiridos pelo Thunder há três anos, após uma troca com o Philadelphia 76ers.
Destaque do Anadolu Efes (Turquia), o armador de 29 anos tem no currículo um bicampeonato da EuroLiga (2021 e 2022). Além disso, foi eleito jogador mais valioso do Final Four nas duas ocasiões e MVP da temporada 2020/21.
Acima de tudo, Micic se destaca pelo cuidado com a bola, visão de quadra apurada e eficiência nos arremessos. Nos cinco anos em que disputou a EuroLiga pelo Anadolu, o sérvio obteve médias de 15,5 pontos e 5,2 assistências, e um aproveitamento de 37% nos arremessos do perímetro.
A princípio, Micic vai ajudar o Thunder a resolver uma de suas carências. Na última temporada, o time teve o sétimo pior aproveitamento nos arremessos de quadra (46,5%) e foi o 14º pior nas bolas de três pontos (35,6%). Do atual elenco, apenas o pivô Jaylin Williams converteu pelo menos 38% dos arremessos de longa distância. Assim, um time que possui Shai Gilgeous-Alexander, especialista no drive-and-kick, precisa de armas na média e longa distâncias.
Leia Mais!
- Central do mercado: a agência livre da NBA
- Draft 2023 – Conheça os novos jogadores da NBA
- NBA define teto salarial para próxima temporada
Em 2022/23, o Thunder foi o décimo da Conferência Oeste, com 40 vitórias e 42 derrotas. Dessa forma, a equipe disputou o play-in. No entanto, o time de Oklahoma City caiu para o Minnesota Timberwolves na repescagem. Assim, o Thunder ficou de fora dos playoffs pela terceira temporada seguida.
Para a próxima temporada, a equipe vai contar com Chet Holmgren. Segunda escolha no recrutamento do ano passado, o jovem pivô não atuou em 2022/23 por causa de uma lesão ligamentar no pé direito.
Agora, portanto, a franquia de Oklahoma City se prepara para dar o próximo passo em sua reconstrução. Assim, o time vai tentar ser competitivo em 2023/24.
Por isso, fechar um contrato com Vasilije Micic é importante para as pretensões do Thunder. Afinal, nove dos 15 atletas com contratos garantidos têm 22 anos ou menos. O sérvio chega, portanto, para adicionar qualidade e experiência ao elenco.
No momento, o time de Oklahoma conta com cinco armadores no elenco: Shai, Micic, Josh Giddey, Cason Wallace e Tre Mann. Desse modo, o técnico Mark Daigneault terá uma boa “dor de cabeça” quanto à distribuição dos minutos em quadra.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp