O Golden State Warriors, depois de vencer 54 partidas em seus domínios de forma consecutiva, perdeu duas vezes em menos de uma semana e complicou sua chance de quebrar o recorde de vitórias em uma só temporada, que pertence ao Chicago Bulls de 1995-96.
Primeiro, foi derrotado pelo Boston Celtics, no último dia 1°. Até aí, tudo bem, pois o Celtics é um time jovem, promissor e agora está classificado para os playoffs. Mas na noite dessa terça-feira, o Warriors fez provavelmente sua pior partida em 2015-16 e perdeu para o também jovem, promissor, mas longe, muito longe dos mata-matas, Minnesota Timberwolves.
É legítimo dizer que o Warriors ainda possui chances de superar o Bulls, pois restam quatro partidas e hoje possui 69 triunfos em 78 disputadas. No entanto, tudo parece estar nas mãos de Gregg Popovich.
Spurs e Warriors ainda vão se enfrentar duas vezes até o fim da fase regular. Cada um joga em casa uma vez. O time californiano também pega o combalido Memphis Grizzlies em mais duas oportunidades. Ou seja, vencer o Grizzlies é obrigação.
https://www.youtube.com/watch?v=trNa2meUETY
Ninguém diz com clareza se o Spurs vai poupar seus titulares contra o Warriors. Nem Pop, nem os jogadores, embora o francês Tony Parker acredite que isso irá acontecer. Mas agora, a coisa parece um pouco mais séria.
Sempre defendi Popovich e suas atitudes de tentar proteger seus atletas. Acho louvável o fato de o Spurs sempre conseguir manter um time altamente competitivo nos playoffs, até porque ele consegue administrar bem seu elenco durante toda a fase regular. Mas será que é obrigação moral?
Eu sei que existe uma amizade entre Kerr e ele. Isso é justo. Só penso que essa não seria a melhor alternativa, tendo em vista a possibilidade de mexer em um recorde histórico. Só isso.
Mas vamos entender uma coisa aqui: o Warriors pode perfeitamente derrotar o Spurs com time completo ou não. Chegou a esta altura porque é um time histórico. Pode falar o que quiser, mas o que o Warriors faz em 2015-16 é algo que não se vê há décadas.
A minha opinião pessoal é que, mesmo que supere, aquele Bulls tinha mais bala na agulha. Em uma série de playoffs, acredito que o time de Michael Jordan, Scottie Pippen e Dennis Rodman superaria o Warriors. Mas isso não quer dizer absolutamente nada. É só suposição. Entenda: suposição, chute, Mãe Dinah, ou qualquer coisa parecida. Esse confronto jamais poderá acontecer, exceto nos simuladores.
A história pode ser escrita dentro de uma semana de três formas diferentes. A primeira é o Warriors vencer seus quatro jogos enfrentando todos os titulares do Spurs. A segunda é Popovich sacar seus principais jogadores e o Warriors garantir o recorde. Por fim, a terceira: Kerr pode dar de ombros para a marca e ele próprio deixar de escalar seus astros.
https://www.youtube.com/watch?v=YhnujmIvE0M
Vale ressaltar que o Warriors deu uma “cacetada” no Spurs no primeiro encontro nesta temporada e depois foi derrotado fora de casa.
Ainda que Pop mexa no vespeiro, sua alegação pode ser a de que não tem nada a ver com isso e que não é culpa dele o Warriors chegar nesse ponto da temporada com a chance de fazer algo histórico.