Unifacisa bate Corinthians e emplaca boa fase no NBB

Dominante durante os 40 minutos, equipe paraibana conquista vitória tranquila em Mogi

Unifacisa Corinthians NBB Fonte: Foto: Reprodução / Twitter do NBB

Unifacisa bate Corinthians e emplaca boa fase no NBB

O Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes-SP, voltou a sediar jogos do Novo Basquete Brasil (NBB) e recebeu uma única partida nesta quarta-feira (9). Unifacisa e Corinthians se enfrentaram em um confronto direto entre as equipes que, no momento, disputam posição no meio da tabela. Vale lembrar que Arthur Bernardi e Renato Carbonari desfalcaram o alvinegro. Dominante durante grande parte do duelo, o time paraibano venceu sem dificuldades por um placar de 94 a 74 e assegurou a oitava colocação na classificação.

https://www.youtube.com/watch?v=E8X8DaT3Oxo

Publicidade

(5-4) Unifacisa 94 x 74 Corinthians (3-5)

A Unifacisa iniciou o jogo em um ritmo extremamente intenso e avassalador, acelerando o jogo com êxito e abrindo uma corrida de 14 a 2 nos minutos iniciais. Agressiva nos dois lados da quadra, a equipe campinense trabalhou muito bem na primeira metade do período, sobretudo defensivamente, ao limitar os espaços do adversário, forçando erros e recuperando bolas com facilidade. Consequentemente, o ataque, que teve como base o forte jogo de transição, também foi efetivo, dificultando ainda mais o começo ruim do Corinthians. O alvinegro, por sua vez, desperdiçou boas oportunidades e cometeu diversos erros (sete no total), o que nitidamente deixou os paraibanos mais a vontade no confronto. Apesar da série de escolhas erradas, essencialmente na criação de arremessos, o time do Parque São Jorge apresentou um desempenho melhor ao fim do primeiro quarto, mas ainda muito abaixo do esperado e amplamente inferior ao apresentado pela Unifacisa nos dez minutos iniciais. Os comandados de Demétrius Ferraciú elevaram o aproveitamento e diminuíram a vantagem nordestina: Unifacisa 25 x 17 Corinthians.

Publicidade

Após dez minutos inconsistentes, o Corinthians voltou para o segundo quarto com uma postura totalmente diferente, tanto defensiva quanto ofensiva. A equipe encaixou bem o seu jogo coletivo, mas o ala-armador Zoom Fuller foi o pilar da reação corinthiana, anotando 13 dos 25 pontos alvinegros no período. Se o primeiro período ficou marcado pelo número expressivo de erros do Corinthians, o segundo período foi de redenção para o time do Parque São Jorge, que não cometeu sequer um erro. Já o aproveitamento nos arremessos subiu e atingiu os 55.6% nas bolas de três pontos e 57.1% nas bolas de dois pontos. A Unifacisa seguiu consistente no ataque, mantendo um bom aproveitamento e se destacando nos setores ofensivos. No entanto, os paraibanos não conseguiram repetir a mesma intensidade defensiva e, claro, não conseguiram conter o arsenal de Fuller, estrela do Timão. O duelo, que já estava em aberto, ficou ainda mais parelho com o Corinthians diminuindo a vantagem e indo para o intervalo perdendo por apenas cinco pontos: Unifacisa 47 x 42 Corinthians.

A reação corinthiana não surtiu efeito no retorno do intervalo e o panorama voltou a ser o mesmo do primeiro quarto: domínio defensivo e ofensivo da Unifacisa e uma chuva de erros pelo lado do Corinthians. Os paraibanos, contudo, conseguiram ser ainda mais coletivos e efetivos neste período, aproveitando incríveis 80% dos arremessos duplos e 66.7% das bolas triplas e apostando em Pastor, Morillo, Arthur Pecos e Paranhos, que comandaram essa corrida do clube nordestino. O péssimo desempenho do alvinegro no terceiro quarto escancara uma nítida dependência de boas atuações de Zoom Fuller. O ala-armador teve péssimos números nesses dez minutos, o que nitidamente tornou pragmático o ataque da equipe comandada por Demétrius Ferraciú. O aproveitamento voltou a cair e para muito pior, sobretudo no perímetro (27.3%). Abatido e desligado, o Corinthians aparentava, ao fim do período, não ter mais forças para lutar por uma virada após desperdiçar um esboço de reação. A vantagem paraibana, que havia caído para cinco, subiu para 14 pontos: Unifacisa 69 x 55 Corinthians.

Publicidade

Com a vitória cada vez mais encaminhada, o técnico César Guidetti optou por dar maior rodagem ao seu plantel ao longo do período. Já o Corinthians, visivelmente sem forças para lutar por mais uma reação, novamente não conseguiu acompanhar o ritmo campinense e, bem como em grande parte do duelo, foi dominado nos dois lados da quadra. O armador Ricardo Fischer até tentou, anotou 10 pontos, mas foi o único atleta corinthiano a atingir digito-duplo em pontuação no quarto final. Surpreendentemente, nenhum de seus companheiros de equipe ultrapassaram a marca de dois pontos. Para o Corinthians, faltou o que a Unifacisa teve de sobra: entrega e disposição. Superior do início ao fim, o time paraibano conquistou uma vitória enorme e merecida: Unifacisa 94 x 74 Corinthians.

O jogo coletivo da Unifacisa foi brilhante em todos os aspectos, partindo do ótimo aproveitamento no ataque até a admirável intensidade defensiva. Dos dez jogadores que entraram em quadra pelo time paraibano, cinco anotaram dez pontos ou mais e se destacaram no grande triunfo desta quarta-feira. Nehemias Morillo (15 pontos), Vinícius Pastor (15 pontos), Arthur Pecos (13 pontos), Alexandre Paranhos (12 pontos e 12 rebotes) e Betinho (11 pontos) lideraram a equipe comandada por César Guidetti.

Publicidade

Pelo lado do Corinthians, Ricardo Fischer (24 pontos) e Kyle Fuller (20 pontos) brilharam, mas não foram suficientes para impedir a vitória avassaladora da Unifacisa.

Classificação

1- Bauru: seis vitórias
2- Flamengo e Minas: sete vitórias e uma derrota
4- São Paulo: seis vitórias e uma derrota
5- Paulistano: cinco vitórias e uma derrota
6- Franca: seis vitórias e duas derrotas
7- Fortaleza Basquete Cearense: cinco vitórias e três derrotas
8- Unifacisa: cinco vitórias e quatro derrotas
9- Corinthians: três vitórias e cinco derrotas
10- Mogi: duas vitórias e quatro derrotas
11- Pato Basquete e Campo Mourão: duas vitórias e seis derrotas
13- Pinheiros e Caxias do Sul: uma vitória e seis derrotas
15- Cerrado e Brasília: uma vitória e sete derrotas

Publicidade

Jogos da semana

10/12 (quinta-feira): Pato Basquete x Bauru (17h – YouTube do Pato) / Flamengo x Paulistano (20h – DAZN)
11/12 (sexta-feira): Mogi x Unifacisa (14h30) / Pinheiros x Caxias do Sul (17h30 – DAZN) / Brasília x São Paulo (20h30 – DAZN)
12/12 (sábado): Bauru x Flamengo (16h – TV Cultura e Facebook do NBB) / Paulistano x Pato Basquete (19h)
13/12 (domingo): Franca x Brasília (13h) / Pinheiros x Cerrado Basquete (16h) / Caxias do Sul x São Paulo (19h – DAZN)

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece no basquete:

Instagram
Youtube
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários