Um ano depois, troca de Luka Doncic ainda repercute na NBA

Astro virou a principal referência no Los Angeles Lakers em 2025/26

Luka Doncic NBA troca Fonte: Reprodução / X

Há exatamente um ano, o Los Angeles Lakers fechou troca por Luka Doncic com o Dallas Mavericks, chocando toda a NBA. Naquela madrugada, a liga tentava entender o que acabara de acontecer. Afinal, o esloveno levou o Mavs às finais meses antes. Então, não faria sentido algum abrir mão de um astro, aos 25 anos.

Continua após a publicidade

O próprio Shams Charania, da ESPN, não sabia direito o que acontecia. Ele achava que se tratava de Luka Garza, hoje no Boston Celtics. Quando o jornalista entendeu que era Luka Doncic, aí veio a surpresa do público.

Seus seguidores pensavam que poderiam ser apenas duas coisas: Shams foi hackeado ou era um daqueles perfis falsos que assombram a trade deadline e a agência livre da NBA.

Mas não era nada disso.

Continua após a publicidade

Luka Doncic estava mesmo indo para o Lakers. E por Anthony Davis, um dos 75 melhores jogadores da história da liga, mas com problemas de lesões.

Aliás, o Lakers tinha acabado de jogar. Horas antes, o time de LeBron James venceu o New York Knicks fora de casa, mas sem Davis, que tinha acabado de se machucar.

Continua após a publicidade

E o mais estranho de tudo era o fato de que partiu do Mavs o pedido de troca. Rob Pelinka, GM do Lakers, só teve o trabalho de dizer “sim”. Nico Harrison, então diretor do time de Dallas, iniciou todo o processo.

Leia mais

Claro que a troca de Luka Doncic gerou muitas dúvidas em toda a NBA. Isso porque os argumentos de Harrison apenas não eram bons o bastante. Em suma, ele disse que “defesas ganham campeonatos”, atacando o armador por não ser um bom defensor.

Continua após a publicidade

Por outro lado, ele quis contar com Davis, um antigo parceiro. Nico Harrison e o pivô trabalharam juntos na época em que o jogador fechou com a Nike. Desde então, eles sempre tiveram contato. Isso, até Harrison virar virar GM do Mavericks.

Ele nunca avisou Doncic que poderia sair em uma troca. Nunca houve um sinal qualquer. Apesar de tudo, do fato de ser um negócio dentro de um jogo, havia a ideia de que Luka jamais sairia de Dallas. Só se fosse por vontade própria, seja em um pedido ou por agência livre. Mas nada indicava sua saída.

Continua após a publicidade

Foi um choque para todo mundo, incluindo LeBron.

James não sabia da troca de Doncic

Após “trabalhar” como GM pelo Cleveland Cavaliers e Miami Heat, LeBron James chegou ao Lakers meio que mandando mesmo. Embora não fosse sua função, ele tinha um canal direto com a direção. Foi assim que Davis chegou, por exemplo.

Continua após a publicidade

Anos depois, LeBron chamou Davis para ajudar na missão de encontrar um terceiro astro. Eles fizeram algo parecido com entrevistas com grandes nomes da NBA, como Damian Lillard, DeMar DeRozan e Russell Westbrook.

Tudo acontecia sem o aval oficial do Lakers, pois eles chegavam já com tudo encaminhado. E foi durante as gravações de Space Jam 2 que as conversas aconteceram. Como resultado, após negativa de Lillard, havia a dúvida entre DeRozan e Westbrook.

Enquanto DeRozan estava no San Antonio Spurs, o armador jogava pelo Washington Wizards. E não havia exatamente um projeto de vencer em ambos os times. Então, Davis e James entregaram nas mãos da direção, que fechou troca por Westbrook.

Continua após a publicidade

Só que depois de que o projeto com o armador fracassou, LeBron deu de ombros e fingiu que não era com ele. Jogou a responsabilidade em cima da direção.

Jeanie Buss, então dona do Lakers, não gostou daquilo. E piorou ainda mais quando o time selecionou Bronny James no Draft, já que LeBron não agradeceu.

Continua após a publicidade

Tudo isso fez com que Buss e a direção deixassem James “ilhado”, sem saber os próximos passos.

Enquanto isso, a direção do Lakers se irritou com uma entrevista de Davis a Charania, quando pressionava por troca por um pivô.

Troca de Luka Doncic criou teorias na NBA

Até hoje, muitas pessoas não acreditam que não houve interferência da NBA. Seja nos comentários, nas redes sociais, muita gente acha que a liga orquestrou a troca. E tudo piorou quando o Mavs ficou com a primeira escolha do Draft.

Continua após a publicidade

Só que as mesmas pessoas não se lembram que um ano antes, o Atlanta Hawks também tinha poucas chances de ficar com a primeira pick, né? O fato é que existe gente que erra. E erra feio.

É só ver a direção do New Orleans Pelicans aí, para não deixar a gente mentir.

É o famoso “tem bobo para tudo”.

No fim das contas, cada um acredita no que quiser, mas as decisões da diretoria do Mavs seguiram sendo ruins depois daquilo. Quem não lembra de Quentin Grimes indo para o Philadelphia 76ers por Caleb Martin? E foi logo depois…

Continua após a publicidade

Nico Harrison até demitido já foi.

Lakers e Mavericks depois da troca

Davis, como sempre, perdeu muitos jogos por lesão. O Mavs, enquanto isso, tentou montar um time para vencer. Não conseguiu, pois não foi só o pivô que ficou fora. Kyrie Irving se machucou ainda na campanha passada. Depois, já em 2025/26, foi Dereck Lively. E ainda teve a contratação frustrada de D’Angelo Russell.

Continua após a publicidade

Com isso, Jason Kidd virou alvo de críticas, pois testa Cooper Flagg como armador (embora a gente saiba que é mais apoiando a organização ofensiva do que armando mesmo). Kidd tentou com Brandon Williams, Ryan Nembhard e, claro, Russell. Nada funcionou. Ninguém ali é Irving.

Então, Dallas entra na semana da trade deadline podendo trocar Davis, inclusive. Em 11° no Oeste, o time tem até a próxima quinta-feira (5) para definir se vai em busca do play-in ou se abraça o tank. Mas mais que isso, se vai se desfazer de algumas peças, já pensando em 2026/27.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o Lakers vive um momento de espera pela saída de LeBron. Após seu agente, Rich Paul, cobrar o time publicamente por trocas, a direção não fez nada drástico até aqui. Pode até trocar Rui Hachimura, mas vê Austin Reaves como o colega ideal do esloveno.

Aliás, o melhor basquete do Lakers na atual campanha da NBA foi quando Luka Doncic e Austin Reaves estiveram juntos, mesmo sem nenhuma troca na offseason. Foram reforços pontuais em Marcus Smart, Jake LaRavia e Deandre Ayton.

Continua após a publicidade

Hoje, o Lakers está em sexto, perto de cair para a zona de play-in.

Siga nossas redes sociais

Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Continua após a publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários