Ucranianos da NBA: “Condenamos categoricamente a guerra”

Alex Len e Svi Mykhailiuk repudiaram a guerra iniciada pela Rússia

ucranianos nba guerra Fonte: Christian Petersen/AFP

Na madrugada dessa quinta-feira (24), a Rússia iniciou uma invasão à Ucrânia em larga escala por terra, ar e mar. O conflito já deixou quase 150 mortos e e outra centena de feridos, enquanto explosões são relatadas em várias áreas do país, incluindo a capital Kiev. Em meio ao terror no leste europeu, os dois jogadores ucranianos da NBA, Alex Len (Sacramento Kings) e Svi Mykhailiuk (Toronto Raptors), se manifestaram em repúdio à guerra.

Dessa forma, em um comunicado conjunto, os atletas condenaram o conflito armado, que descreveram como uma tragédia. “Uma grande tragédia se abateu sobre a nossa querida pátria Ucrânia. Condenamos categoricamente a guerra. A Ucrânia é um estado pacífico e soberano, habitado por pessoas que querem decidir seu próprio destino”.

Publicidade

A mensagem contrária à guerra foi divulgada pelo Twitter oficial dos dois ucranianos da NBA. O tom, em síntese, foi um apelo por paz. “Oramos por nossas famílias, amigos, parentes e todas as pessoas que estão no território da Ucrânia. Esperamos o fim desta terrível guerra o mais rápido possível. Caros companheiros ucranianos, esperem! Nossa força está com vocês!”, finalizou a publicação.

Ao mesmo tempo, nessa quinta-feira, o Kings foi derrotado pelo Denver Nuggets e o técnico Alvin Gentry comentou sobre Alex Len e o conflito na Ucrânia. “Tivemos uma pequena reunião no vestiário e sabemos que ele tem família e parentes lá. Então, eu gostaria que vocês os mantivessem em suas orações. Portanto, espero que a família dele permaneça segura. Ele é muito importante para nós, não apenas como jogador, mas como pessoa. É um tremendo ser humano e queremos que ele saiba que estamos orando por sua família”.

Publicidade

Além disso, Gentry reconheceu que, embora não haja muitos detalhes, pode-se afirmar que os membros da família de Len, que vivem na Ucrânia, estão seguros. Por fim, as duas equipes se reuniram no centro da quadra para um momento de silêncio em solidariedade às vítimas da guerra. Desse modo, os jogadores de ambos os times entrelaçaram os braços, com o pivô em destaque.

Perfis

Svi Mykhailiuk, de 24 anos, nasceu em Cherkasy, cidade na região central da Ucrânia, e está em sua quarta temporada na NBA. O ala defendeu quatro franquias diferentes. Além do Raptors, já atuou por Detroit Pistons, Oklahoma City Thunder e Los Angeles Lakers, equipe que o selecionou em 2018. Assim, soma médias de 6.9 pontos, 1.9 rebote e 1.4 assistência, além de 40% de aproveitamento nos arremessos de quadra, em 207 jogos disputados.

Publicidade

Por outro lado, Alex Len, de 28 anos, é natural de Antratsit, na região leste de Luhansk, uma das áreas mais atingidas pelo conflito. O pivô foi draftado pelo Phoenix Suns como a quinta escolha em 2013 e disputa sua nona temporada na liga. Por fim, Len já disputou 564 partidas na NBA e angariou médias de 7.7 pontos e 5.9 rebotes.

Leia mais!

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
YouTube
Twitter
Facebook
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários