O Indiana Pacers contou com mais uma atuação de gala de Tyrese Haliburton para chegar à final da Copa da NBA. Nessa quinta-feira (7), o time de Indianápolis eliminou o favorito Milwaukee Bucks ao vencer por 128 a 119. Agora, o Pacers vai encarar o Los Angeles Lakers na decisão. O duelo vai ocorrer neste sábado (9), a partir das 22h30 (horário de Brasília).
Para variar, Haliburton foi o destaque de Indiana. Em 36 minutos, ele fez 27 pontos e foi o cestinha do time. Além disso, distribuiu 15 assistências e pegou sete rebotes. Ou seja, alcançou o duplo-duplo. O armador de 23 anos também acertou 11 dos 19 arremessos que tentou e não cometeu um turnover sequer.
Quando restavam 50 segundos para o fim do jogo, Tyrese Haliburton acertou a bola de três que sacramentou a passagem do Pacers para a decisão da Copa da NBA. Após a cesta, ele bateu no peito e olhou para o pulso dizendo: “eu sei que horas são”. Assim, ele queria que todos soubessem de uma coisa: “chegou a nossa hora”! Essa, aliás, foi uma imitação do “Dame Time”, a clássica comemoração de Damian Lillard.
Na coletiva pós-jogo, Haliburton minimizou o gesto. Segundo ele, não foi algo para provocar o rival, mas sim sobre o ótimo momento do Pacers.
“Foi no calor do momento. Você não pensa nessas coisas quando está dentro da quadra. Todas as comemorações são assim, eu acho. Entretanto, é claro que falei que eu sabia que hora era. Mas não me refiro a Damian Lillard, que é um grandíssimo jogador. Me refiro ao meu time. Sinto que esse é o nosso momento. Estamos jogando da maneira certa, prontos para chocar o mundo. E, enquanto jogarmos da maneira certa, sabemos que teremos chance em todos os jogos de basquete”, afirmou o empolgado armador.
Leia mais sobre Tyrese Haliburton!
- Damian Lillard não gosta de imitação de Tyrese Haliburton: “É bom ser humilde”
- Stephen A Smith avisou Knicks sobre Tyrese Haliburton no Draft
- Tyrese Haliburton quer ir aos playoffs da NBA: “Cansado de perder”
Além disso, Tyrese Haliburton destacou a importância do banco de Pacers na classificação à final da Copa da NBA. Afinal, os reservas da equipe contribuíram com 43 pontos. Já os do Bucks fizeram apenas 13. Desse modo, o armador enalteceu a profundidade do elenco de Indiana.
“Sei que muitas pessoas não nos assiste, mas realmente temos um dos melhores bancos da NBA. Aliás, talvez tenhamos o melhor banco da NBA. Somos uma equipe profunda, com muitos jogadores diferentes que podem contribuir. Tenho a certeza de que temos muitos atletas com os quais as pessoas não estão familiarizadas, mas eles se familiarizarão muito em breve, com certeza”, finalizou.
Até o momento, Haliburton tem médias de 26,9 pontos, 4,2 rebotes e 12,1 assistências, em 18 jogos. Ele lidera a liga em passes decisivos. Ou seja, é o motor do melhor ataque da NBA. O Pacers anota, em média, 123,3 pontos a cada 100 posses de bola. O time também possui o maior pace (número de posses de bola) da liga. Portanto, joga em um ritmo acelerado.
Além disso, Haliburton caminha para ser o décimo atleta a figurar no seleto grupo 50-40-90. Ou seja, jogadores que acertam pelo menos 50% dos arremessos de quadra, 40% das bolas de três 90% dos lances livres. Hoje, ele tem aproveitamentos de 52,5%, 44,1% e 88,4%.
Recordes
Nesta campanha, o armador do Pacers já quebrou alguns recordes. Ele se tornou, por exemplo, o primeiro jogador da história da NBA a produzir dois jogos seguidos com pelo menos 25 pontos e 15 assistências, e o mais incrível: sem nenhum erro de ataque.
Além disso, Haliburton é o quinto jogador da liga a fazer pelo menos 30 pontos, 15 assistências e nenhum turnover em uma partida. Assim, ele se igualou a grandes nomes, como por exemplo, LeBron James, James Harden, Chris Paul e John Stockton.
E tem mais. Haliburton fez o terceiro jogo, somente nesta temporada, com pelo menos 25 pontos, 15 assistências e sem cometer um turnover sequer. Nenhum outro atleta tem essa marca na história da NBA.
Mas, a chance de Tyrese Haliburton ganhar o MVP da NBA nesta temporada é remota. Segundo as casas de apostas, os favoritos são os mesmos de sempre: Nikola Jokic (Denver Nuggets), Embiid (Philadelphia 76ers), Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks) e Luka Doncic (Dallas Mavericks).
Não bastasse a concorrência pesada, o time precisa ajudar Haliburton. Se o ataque é excelente, a defesa é uma tragédia. Hoje, o Pacers tem a terceira pior eficiência defensiva da liga. São 119,9 pontos sofridos a cada 100 posses. Ou seja, há um desequilíbrio na equipe.
O franchise player Tyrese Haliburton
Portanto, não é exagero afirmar que Tyrese Haliburton carrega o melhor ataque da NBA, já que ele é o motor do Pacers. Em menos de dois anos, Haliburton também se tornou “o cara” da franquia. O armador chegou à equipe em fevereiro de 2022, na troca que envolveu a ida de Domantas Sabonis para o Sacramento Kings. Esse é um caso raro em que os dois times se deram bem em uma negociação na liga.
Em entrevista dada ao jornalista Rob Mahoney, do portal The Ringer, Haliburton prometeu seguir jogando em alto nível. Além disso, ele afirmou que o seu estilo de jogo agrada ao público e aos companheiros de equipe. O armador também revelou que deseja ver o Pacers brigando no topo da NBA.
“Jogo um estilo de basquete que as pessoas gostam. Seja quem assiste, seja os meus companheiros. Então, acho que isso é parte da razão pelo que eles me deram um contrato de mais de US$200 milhões. Tenho essa estabilidade não só pelo meu jogo, mas também por quem sou como pessoa. Posso trazer outros caras para jogar aqui. Quero construir algo novo em Indiana”, afirmou.
“Acho que existe um mundo onde eu faço 25 pontos por jogo na liga. E também acho que posso dar 15 assistências em todos os jogos. Mas é tudo uma questão de equilíbrio. É o grande desafio. Encontrar uma maneira que faça isso ser, acima de tudo, sustentável. Tanto para mim, tanto para o time. Enfim, é como eu penso”, concluiu.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA