A troca que levou o ala-pivô Thomas Robinson do Sacramento Kings para o Houston Rockets ainda repercute na NBA. Ex-companheiro de elenco do calouro, o ala-armador Tyreke Evans foi o último a se pronunciar sobre o negócio. Em entrevista a Lang Greene, do site especializado Hoopsworld, o titular do Kings comparou a transação a que envolveu Derrick Favors, em 2011.
Na época, Favors tinha sido a terceira escolha do draft do ano anterior e fazia uma campanha razoável pelo New Jersey Nets quando acabou incluído em uma troca. Ele foi enviado para o Utah Jazz, integrando o pacote que levou o astro Deron Williams para a franquia.
“Thomas vai ser muito bom, é jovem e tem muito talento. Ele estava um pouco frustrado aqui, mas a mesma coisa aconteceu com Favors – que foi de Nova Jersey para Utah e agora está jogando bem”, explicou Evans, defendendo que a mudança de cenário pode ser benéfica ao desenvolvimento do novato.
A justificativa utilizada pelo Kings para a troca foi que, apesar de acreditarem no potencial do ala-pivô, jogadores de perímetro e que atuassem afastados da cesta eram necessários para construir o time em torno do pivô DeMarcus Cousins. Na negociação, a equipe californiana recebeu o armador Toney Douglas, o ala-pivô Patrick Patterson e o pivô Cole Aldrich.
Robinson, de 21 anos, foi o quinto selecionado do draft de 2012. Em 51 jogos disputados na temporada, ele acumulou médias de 4.8 pontos e 4.7 rebotes em 15.9 minutos de ação.