Quase dez meses depois de ter sido detido sob suspeita de dirigir embriagado, o armador Ty Lawson foi julgado pela justiça do Colorado nessa quinta-feira (19) e considerado culpado. A sentença do caso está marcada para sair em janeiro de 2016 e o atleta do Houston Rockets pode pegar até 180 dias de prisão.
O jogador de 28 anos havia sido acusado de cinco crimes em janeiro, mas acabou absolvido de três deles no julgamento. Lawson foi considerado culpado por dirigir com sua habilidade prejudicada e não conseguir guiar em linha reta, mas liberado das acusações de condução acima do limite de velocidade, sob efeito de álcool e de forma perigosa.
A pena do armador deverá ser divulgada em 14 de janeiro de 2015 e a tendência é que não seja preso. Como é réu primário, pediu desculpas perante o juiz e internou-se em uma clínica de reabilitação após o episódio, é esperado que ele só passe por um período probatório e não chegue a ficar atrás das grades.
Leia mais
Ty Lawson detona diretoria do Nuggets: “São donos e gerentes ruins”
Após reabilitação, Lawson comemora chance de título no Rockets
James Harden: “Lawson está mais focado do que nunca”
A NBA costuma suspender os atletas após a confirmação da condenação da Justiça em casos como o que vive Lawson. Normalmente, a punição para episódios de embriaguez ao volante é de dois jogos. Assim, é muito provável que o jogador desfalque o Rockets em algum momento da segunda metade de janeiro.
Os problemas de Lawson com a Justiça, porém, não se encerram no início do ano que vem. Ele também foi pego supostamente conduzindo embriagado em Los Angeles, em julho passado, e deverá ir a julgamento novamente. Reincidente, existe a possibilidade do armador receber uma segunda condenação e ser preso em regime fechado.
Após as prisões, Lawson foi negociado pelo Denver Nuggets para o Rockets na offseason por contratos expirantes. O agora reserva esteve presente nas 12 partidas do time na campanha, acumulando médias de 8.3 pontos (pior marca da carreira), 3.2 rebotes e 5.3 assistências, em quase 35 minutos de ação por noite.