Troféu de MVP da NBA ganha o nome de Michael Jordan

Liga altera nomes dos troféus dos prêmios individuais e homenageia lendas do passado

Troféu MVP NBA Jordan Fonte: Divulgação / NBA

A partir desta temporada, o troféu de jogador mais valioso (MVP) da NBA passa a ter o nome de Michael Jordan, considerado o maior jogador de basquete de todos os tempos. A liga anunciou, nesta terça-feira (13), alterações nos nomes dos troféus dos principais prêmios individuais.

Assim, encabeçada pelo troféu Michael Jordan, que será concedido ao MVP, a nova linha de troféus da NBA homenageia grandes lendas que ajudaram a definir os padrões de excelência da liga.

Publicidade

“Nossa nova coleção de troféus celebra alguns dos maiores e mais impactantes jogadores da história da NBA. Portanto, ao reconhecermos os melhores jogadores da liga a cada temporada, também prestamos homenagem às lendas que incorporam esses prêmios de prestígio”, disse o comissário Adam Silver.

Homenageado no principal troféu, Jordan foi eleito MVP da NBA em cinco temporadas. Além disso, o ícone do Chicago Bulls foi hexacampeão da liga, ganhou o MVP das finais em seis oportunidades e tem 14 seleções para o All-Star Game, entre outras conquistas.

Publicidade

Dessa forma, o troféu Michael Jordan tem 23,6 polegadas de altura e pesa 23,6 libras, representando o número da camisa (23) e o de títulos da lenda da NBA (6). Segundo a liga, a base de cinco lados é uma alusão aos cinco MVPs de Jordan. Por fim, o ângulo de 15 graus da base é um aceno para a carreira de 15 temporadas do maior jogador da história.

Defensor do Ano

Por exemplo, o troféu de Defensor do Ano passa a se chamar Hakeem Olajuwon. O lendário pivô do Houston Rockets, aliás, ganhou esse prêmio em duas temporadas. Além disso, Olajuwon foi eleito nove vezes para os times ideais de defesa e detém o recorde de tocos na história da liga.

Publicidade

Novato do Ano

Wilt Chamberlain, por sua vez, dará o nome ao prêmio de Novato do Ano. O icônico pivô é o único atleta até hoje a ser eleito melhor calouro e MVP na mesma temporada. Assim, em sua estreia na liga (1959-60), Chamberlain fez história ao ter médias de 37,6 pontos e 27 rebotes.

Leia Mais!

Melhor reserva

Já o troféu de melhor reserva presta uma homenagem a John Havlicek. A lenda do Boston Celtics veio do banco em suas primeiras sete temporadas na liga, mas foi All-Star em quatro delas. Em seu currículo, Havlicek tem oito títulos da NBA, 11 seleções para o All-Star Game e outras 11 para os times ideais da liga.

Publicidade

Jogador que mais evoluiu (MIP)

O troféu de jogador que mais evoluiu (MIP) passa a ter o nome de George Mikan, o primeiro atleta dominante da NBA. Pivô do Minneapolis Lakers (hoje Los Angeles), ele possui cinco títulos da liga, além de quatro seleções para o All-Star Game e outras seis para os times ideais.

Jogador mais decisivo (clutch)

Por fim, a NBA criou um troféu em homenagem ao logo da liga. Assim, a partir de 2022/23, o jogador que for eleito o mais decisivo (clutch) levará para casa o troféu Jerry West. De acordo com a NBA, o prêmio vai homenagear o atleta que melhor representar os companheiros de equipe nos finais das partidas. Em seus áureos tempos de Lakers, West recebeu o apelido de “Sr. Clutch” pela frieza nos momentos decisivos.

Publicidade

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários